Como plantar mudas de raiz nua enviadas por sedex ou transportadora

Com a crescente oferta online de mudas de plantas frutíferas e ornamentais fica cada vez mais fácil diversificar o pomar ou o jardim. Todavia, mudas oriundas de locais distantes requerem muitas vezes o envio com rais nua, sem terra, apenas envolvidas em esfagno ou hidrogel para conservar a umidade necessária a sobrevivência das plantas. Esse procedimento viabiliza o comércio, tornando o frete mais em conta.

Alguns viveiristas resistem a prática, alegando que essa modalidade causa transtornos para ambas as partes. Entretanto, se o envio das mudas for feito na época certa, durante a dormência das plantas, fazendo o plantio e manejo da maneira correta, a chance de sucesso é muito grande, possibilitando a aquisição de espécies não encontradas na região. 

Instruções de plantio 

1 – Só retire da embalagem no momento do plantio, caso a embalagem seja aberta antes, coloque as mudas dentro de um saco plástico e feche a boca para evitar perda de umidade.
2 – Mantenha a embalagem na sombra e em local arejado.
3 – Fazer as covas para plantio, enterrando somente ás raízes das plantas (Aproximadamente 20 a 30 cm.) O musgo que envolve as raízes pode ser colocado na cova, ajuda a manter umidade.
4 – Molhar bem após o plantio, no mínimo 20 litros d´agua por planta. Esse procedimento evita bolhas de ar no substrato, facilitando a pega.
5 – No momento do plantio não deixar as raízes da planta expostas ao sol ou vento. Uma opção é colocar as raízes das plantas em um balde com água, podendo ficar até 2 horas submersas enquanto são plantadas.
6 – Após o plantio, molhar as mudas todos os dias nos primeiros 30 dias, 3 vezes por semana até 60 dias e semanalmente após os 60 dias.
 7 – O musgo, que recobre as raízes mantendo umidade, não necessita  ser retirado, retire somente presilhas e plásticos.
COVA:
Abrir covas de 50x50x50cm, misturar a terra retirada da cova húmus de minhoca ou esterco curtido, no lugar destes produtos pode ser utilizado 200 gramas de superfosfato simples ou Yoorim . Nunca utilizar adubo NPK no plantio, o nitrogênio deles pode queimar as raízes e até matar a planta.
Devolver parte da terra para o fundo da cova e plantar as mudas.
Irrigar em seguida, conforme descrito acima.
Caso sejam plantadas em vasos ou sacos, manter em local que incida o sol da manhã ou até mesmo sol o dia todo, não deixar de irrigar, conforme discriminado acima.
ATENÇÃO: Nunca utilizar adubos químicos N.P.K. no momento do plantio, esses adubos somente devem ser utilizados após 6 meses do plantio, adubação por cobertura.
A cada 3 meses fazer adubação com matéria orgânica ( 20 litros Esterco curtido de gado ou 10 litros de Húmus de Minhoca ou 500 gramas de  Torta de Mamona ou  500 gramas de Farinha de Osso), repetir  a cada 90 dias.
No caso de plantas enxertadas, retirar brotos que saiam do cavalo. Caso não saiba reconhecer o local do enxerto, retirar todos os brotos que saírem da metade da planta para baixo (em direção ao solo ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...