Polaca do Alaska

Polaca do Alaska  (Theragra chalcogramma) é uma espécie  de peixe de água salgada amplamente distribuído no Pacífico Norte, com maiores concentrações encontradas no leste do mar de Bering. De aspecto agradável, semelhante a merluza argentina, sabor suave e rico em ômega 3 na gordura, o filé de polaca do alaska é oferecido em supermercados do Brasil com preços bem competitivos.












Hábitos Alimentares: Theragra chalcogramma alimenta-se de peixes e invertebrados (Bailey, 1999). A dieta deste peixe varia conforme o estágio de desenvolvimento, estação, e tamanho do corpo. As larvas tendem a consumir zooplâncton, como copépodes larvais, enquanto T. mais velho chalcogramma tendem a comer maiores itens alimentares, tais como adultos das espécies Acartia e Pseudocalanus . No inverno, a alimentação do polaca do alaska  adulto se baseia principalmente em peixes e krill euphausiid . Na primavera, T. chalcogramma alimenta-se de Appendicularias (gênero botânico exclusivamente marinho pertencente à família Melastomataceae) . No verão, a dieta consiste em euphausiids e copépodes e no outono, eles se alimentam de principalmente euphausiids (Kooka 1998). Grandes T. chalcogramma têm uma dieta rica em camarão . Em áreas onde a população juvenil é extremamente grande, como no leste do mar de Bering, os adultos  predam os juvenis. Indivíduos de menor porte são mais propensos a consumir copépodes e euphausiids

Anatomia: Da mesma família do bacalhau (Gadidae),  peixes da ordem dos Anacantinos, de corpo alongado, barbatanas moles, escamas pequenas e cicloides, boca grande, aberturas de brânquias grandes e comumente barbela no queixo.

Preparo do filé: Como é um peixe novo no cardápio do brasileiro, não há muitas referências de receitas. Em geral, por ser muito semelhante à merluza, inclusive no sabor e textura, aplica-se a Polaca do Alasca as mesmas receitas indicadas para aquele tradicional pescado.
Se o leitor tiver alguma sugestão de preparo e deseja compartilhar, utilize a seção de comentários.



57 comentários:

  1. Fiz à milaneza e ficou muito bom. Primeiro temperei com alho socado no sal diluído em limão. Deixei o tempero agir por pelo menos meia hora. Depois passei cada filé em farinha de trigo, ovo batido e por fim em farinha de rosca. É só seguir essa receita e fritar com boa quantidade de óleo em fogo moderado.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA E SABER SE ESSE PEIXE E DE COURO E TEM ESCAMAS?? SE NÃO TIVER NÃO É BOM PARA O CONSUMO .....DIZ A BÍBLIA LEVÍTICO 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem penas. Pode comer?

      Excluir
    2. foda-se a biblia , quero saber como que fica na panela

      Excluir
    3. Só no Velho Testamento . A biblia é um contexto. Voce não pode isolar um texto apenas.

      Excluir
    4. Isso mesmo, a biblia é um contexto; no caso dos alimentos, a bíblia dá conselhos no velho sobre qual tipo de alimentos comer, no novo testamento mostra que Deus quer o nosso bem, ele dá conselhos sobre o melhor para a nossa saúde; agora se alguém quiser comer esse tipo de alimentos pode, porém, Deus pedirá contas das tuas atitudes; A questão sobre o peixe de coro, sobre ser impróprio pra consumo é pq por ele ser considerado lixeiro do mar ou rio. Pois nadam muito próximo ao solo procurando o que comer,decerto que ele pode ser bem limpo para comer, porém, as bactérias maléficas ou benéficas ficam dentro,passam sobre a corrente sanguínea do peixe e é transmitido a todo o corpo do animal;mesmo depois dele ser cozido ou fritado,existem bactérias que se adequam a vários tipos de temperatura.

      Excluir
    5. Olá iza. O próprio texto diz que o peixe tem escamas e barbatanas, então é próprio para consumo, segundo Levítico 11. Agora, para aquelas pessoas que falam que há dois tipos de salvação: um pela graça e outro pela lei e aqueles que dizem que a lei foi abolida, tenho algo a falar. Primeiro, Deus é o mesmo. Só ele salva e só existe uma forma de salvação. Todos somos salvos pela graça. Se fosse pela lei, todos seríamos condenados, afinal todos pecaram (o pecado é a transgressão da lei). Segundo, a lei que foi abolida com a morte de Cristo foi a cerimonial: a de sacrifícios que apontavam o sacrifício maior, que é o de Cristo. Agora, os dez mandamentos não foram abolidos, pois são leis morais, baseadas no caráter de Deus e, como Deus não muda, a lei moral também não. E quanto às leis de Levítico 11 e outras leis de saúde também não foram abolidas, afinal se um alimento fazia mal naquela época, ainda faz mal hoje.

      Excluir
    6. Parem de brigas, aqui não é lugar pra isso.

      Excluir
    7. A BÍBLIA NOS ENSINA QUE DEVEMOS PREVALECER SOBRE TODO ANIMAL EXISTENTE NA TERRA, E TBM NOS FALA QUE TUDO NOS É LÍCITO, PORÉM QUE NEM TUDO NOS CONVÉM......... LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE EXISTEM VARIOS TIPOS DE CULTURAS, E QUE DENTRO DELAS, EXISTEM SEUS USOS E COSTUMES, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE SE PODEMOS OU NÃO COMER DETERMINADOS TIPOS DE ANIMAIS....... VARIOS PAÍSES POSSUEM GAFANHOTOS E RÃS EM SEU CARDÁPIO CULTURAL, QUE POR SUA VEZ SÃO UMA PRAGAS DESCRITAS NA BÍBLIA. ENQUANTO COMEMOS CARNE DE BOIS E VAGAS, ELES SÃO TRATADOS COMO DEUSES EM OUTROS PAÍSES, RATOS PRA ALGUNS SÃO PRAGAS NOJENTAS, ENQUANTO PRA OUTROS SÃO PRATOS SUCULENTOS...... ISSO TUDO SÃO USOS E COSTUMES CULTURAIS......NÃO TEM NADA A VER COM A BÍBLIA, OU COM O QUE JESUS DISSE OU NÃO DISSE........ E ELE POSSUI SIM ESCAMAS, PEQUENAS, MAS POSSUI! DEUS ABENÇOE A TODOS!

      Excluir
    8. Va entender mal no inferno,se fala e todos sabem que o peixe é um alimento que cristo ofereceu, nao saiu dizendo coma esse ou coma aquele.

      Excluir
    9. Va entender mal no inferno,se fala e todos sabem que o peixe é um alimento que cristo ofereceu, nao saiu dizendo coma esse ou coma aquele.

      Excluir
    10. De acordo com o testo ele tem escamas.

      Excluir
    11. Falta de conhecimento bíblico faz alguns comentários serem ofensivos,peço que antes de criticar o que a bíblia diz, procure se orientar! Peixes de couro não deve ser ingerido!

      Excluir
  3. Olá Iza... É verdade que na lei mosaica muitas carnes foram proibidas e muitas liberadas, como vc. citou em Levítico 11. No entanto, com a morte de Jesús Cristo, esta lei foi abolida. (Efésios 2:15). Bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, toma cuidado com esse tipo de afirmação. Jesus não veio abolir Sua lei, mas cumpri-la! Procure estudar a Bíblia com oração, diligentemente.

      Excluir
    2. Olá Nadia... Parece que voce entende a Bíblia as avessas. Pelo teu comentário, no céu haverá duas classes de salvos; Os salvos pela Lei Mosaica, e os salvos pela Graça, poder de Cristo? Todos são pela graça. Quem mandou escrever o livro de Levitico, foi: Deus Pai, Jesus o Filho e o Espirito Santo. E Deus disse: Eu sou o mesmo, ontem hoje e eternamente, eu sou o que sou eu não mudo.

      Excluir
    3. Orlando. Tem os que vão ser salvo pela lei..VT;;e os que serão salvos pela graça. Pela LEI ERA MUITO MAIS PESADO. hoje somos salvos ...PELA GRAÇA . O PROPRIO SENHOR JESUS DISSE QUE SEU FARDO É LEVE E SUAVE. Então havera sim...salvos pela lei e salvos pela graça.

      Excluir
    4. eu não como e pronto e não somos obrigadas a comer o que não consideramos limpos. as pessoas querem comer merda e acham que os outros são obrigados a seguil-as.Como o que quero o que acho saudável para mim.

      Excluir
    5. O q foi abolido foi alei na forma de ordenansas q e as cerimonias de sacrifícios de animais feita no santuário pelo povo hebreu

      Excluir
    6. Nádia Darcy cuidado o que tu posta sobre a lei moral foi abolida leia todo o texto não só a parte que tu falou amiga o próprio Jesus disse "que não veio destruir a lei e aos profetas mas cumprir."(MT 5:17)
      Boa semana pra ti.

      Excluir
  4. Nadia, vc chegou a essa conclusão por conta própria ou foi seu pastor que lhe disse que isso era o certo?

    ResponderExcluir
  5. A lei de Deus é imutável (nunca muda) ai daquele que mudar uma virgula ou um til. Quem dera mudar a lei inteira. Leia todo o centexto não só uma parte dele. As leis referentes aos sacrificios do cerdeiro, do bade, das ovelhas das ofertas, isso sim foi abolido por conta da morte de Cristo. Pois Ele é o verdadeiro cordeiro que norreu por nós. O sacrificios de Cristo é unico e dura para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem adere a lei está anulando o sacrifício de Cristo. Pois toda lei se cumpriu nEle.Vivemos pela graça e pela graça somos salvos! Glória Deus!!!

      Excluir
  6. Fiz assado com purê de batatas. Ficou ótimo. TEmperei apenas com sal limão alho e pimenta do reino, coloquei em um refratário, coloquei cebola em rodelas desfeitas, salsa, coentro, cebolinha verde, reguei com azeite e coloquei por cima o purê de batata e queijo muçarela ralada. Levei ao forno para assar. Fiz no olho, sem medidas. A outra receita fiz como bacalhau. Azeite, cebola e alho ligeiramente fritos. . Forra a panela com rodelas de tomate, filé de peixe, rodelas de pimentão verde, cebola, cheiro verde, azeitona preta... e vai alternando as camadas. Leve ao fogo e deixe ferver (cozinhar por 10 minutos). Retire do fogo e decore com ovos zidos. Pode levar ao forno também. Das 3 formas ficaram deliciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa....deve ter ficado uma delicia mesmo...

      Excluir
    2. Nossa....deve ter ficado uma delicia mesmo...

      Excluir
  7. Respostas
    1. Coma e faça o que vc quiser amigo, mas a Bíblia não tem nada a ver com a rebeldia de qquer um de nós... pelo contrário, busca nos salvar e nos livrar de doenças e perigos.

      Excluir
    2. Geração perversa, que não sabe o que fala! arrependa-se e não xingue a palavra de Deus!!!!

      Excluir
    3. Meu amigo, quando Jesus voltar, quero ver se vc é homem de falar a mesma coisa que vc disse agora, vc vai arder no fogo do inferno. Que Deus tenha misericórdia de vc.

      Excluir
  8. nao tem nada ver. num blog de receita falar sobre a biblia.mas já que estao tocando no assunto....tem uma passagem da bbiblia que fala sobre o que importa nao é o que nós colocamos na boca e sim o que sai dela.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure conhecer o contexto... conclusões precipitadas sao sempre perigosas em qualquer situação.
      Só consegui colocar o perfil como anomimo, mas me chamo Jeanne, mto prazer.

      Excluir
    2. As pessoas se preocupam em cumprir a lei de Moises não comendo peixe de pele então que se faça ao todo não em parte.A única pessoa que cumpriu a lei foi Jesus na sua passagem pela Terra mas quando ele morreu na cruz e derramou seu sangue por toda a humanidade a partir deste momento não seria mais necessário derramar sangue de animal como expiação de pecado dito pela lei Mosaica.

      Excluir
  9. Então, se não importa o que colocamos na boca e sim o que sai dela, partindo desse pressuposto, podemos beber veneno, comer carniça ou qualquer outra coisa prejudicial, não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo! boa resposta.

      Excluir
  10. Fiz ao molho :Forre o fundo da panela com batatas cortadas em 4 partes,uma camada de Polaca,pimentão,coentro,cebola ,alho,sal.....Desse jeito mesmo ! Não precisa antes fritar alho nem cebola....Coloque nessa ordem e não coloque água pq o peixe solta água e outros ingredientes também.O tempo de cozimento é o tempo das batatas ficarem mole....não mexa pq irá despedaçar todo o peixe.Fica uma delicia !!!

    ResponderExcluir
  11. Durante muito tempo, a lei mosaica SEPARAVA os JUDEUS e os GENTIOS. A bíblia diz a respeito de Jesus: "Por meio de sua carne, ELE ABOLIU A INIMIZADE, A LEI DE MANDAMENTOS, consistindo em decretos, para que dos DOIS POVOS, em união consigo mesmo, criassem um novo homem E FIZESSE PAZ;".
    - EFÉSIOS 2:15.
    Quando se perguntou a Jesus: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei?” será que ele isolou os Dez Mandamentos? Ao contrário, replicou: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mat. 22:35-40) Se alguns se apegarem aos Dez Mandamentos (Deut. 5:6-21), dizendo que são obrigatórios aos cristãos, mas que o resto não é, não estão realmente rejeitando o que Jesus disse (citando de Deut. 6:5; Lev. 19:18) sobre quais são os maiores mandamentos?

    Concluímos que Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois. Aboliu SIM (Efésios 2:15) a lei mosaica que incluía proibições a respeito de carnes e alimentos.

    Além disso, quem é injusto no mínimo é injusto no muito (Lucas 1:10). Então devemos matar cordeiros e aspergir as igrejas com sangue de animais sacrificados e não estamos fazendo. Isso está na LEI MOSAICA.

    Alex Mello

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo! Vocês ainda sacrificam animais para oferecer sacrifício de oferta queimada? Desde que Jesus veio, devemos seguir a ele, pois como nosso amigo Alex citou, em Efésios 2:15 foram abolidas as restrições da lei mosaica que era motivo de briga entre judeus e gentios com respeito mesmo a alimentação. E foram postos esses dois mandamentos: "Amar a Deus de todo o coração. E amar ao próximo como a ti mesmo.".

    Bem, sob a Lei mosaica a carne de porco não era um alimento aceitável. (Romanos 14:2; Levítico 11:7) No entanto, aquela Lei não era mais obrigatória depois da morte de Jesus. (Efésios 2:15) Então, três anos e meio depois que Jesus morreu, um anjo disse ao apóstolo Pedro que, do ponto de vista de Deus, nenhum alimento devia ser considerado aviltado. (Atos 11:7-12).

    -------------
    "Ouvi também uma voz dizer-me: ‘Levanta-te, Pedro, abate e come!’. Mas eu disse: ‘Absolutamente não, Senhor, porque nunca entrou na minha boca nada aviltado ou impuro.’. Pela segunda vez, a voz do céu respondeu: ‘Para de chamar de aviltadas as coisas que Deus purificou.’" - ATOS 11:7-9.
    -------------

    ALÉM DO MAIS, PREPARANDO A POLACA DO ALASKA DA MESMA FORMA QUE É PREPARADO O BACALHAU, FICA IDÊNTICO E AINDA COM A VANTAGEM DE NÃO TER ESPINHAS COMO O BACALHAU. SE VOCÊ COMER UMA POLACA DO ALASKA ASSADA NO FORNO COM BATATAS, VAI PENSAR QUE É BACALHAU DE TAMANHA SEMELHANÇA!! NÃO COMPRO MAIS BACALHAU!!! SÓ POLACA!!!! ;)

    ResponderExcluir
  13. Esse peixe as pessoas cirurgiadas pode comer, alguem pode me informar por favor?

    ResponderExcluir
  14. Mas enfim...Fiquei curioso pra saber se esse peixe é de escama ou couro? hehehe.
    Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  15. Oh povo besta...dizem não comer isso ou aquilo e fazem coisas piores....kkkk

    ResponderExcluir
  16. E num é Anonimo.
    Não fiquei sabendo se o POLACA é de couro ou escama

    ResponderExcluir
  17. QUANDO QUEREMOS UMA INFORMAÇÃO SOBRE SE O PEIXE TEM ESCAMA OU Ñ, É POR UMA RAZÃO Q POUCAS PESSOAS SE IMPORTA, É O SEGUINTE OS PEIXES Q Ñ TEM ESCAMAS SÃO URUBUS DO MAR!!! E AI ALGUEM QUER COMER UM URUBÚ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse.

      Excluir
    2. Isso mesmo, além do mais se foi Deus quem nos criou, se foi ele quem criou os animais e tudo o que existe na natureza e universo, disse que NÂO quem somos nós pra debater com Deus e dizer que SIM. e outra coisa ele não muda e nem muda seus planos pois Ele é eterno, conhece todas as coisas e sabe o que é melhor pra nosso corpo, por isso ele deixou uma lista daquilo que podemos nos alimentar e do que não podemos. Afinal se formos para a origem em GENESIS 1 e 2 , a alimentação do homem era completamente vegetariana e nada de origem animal. somente após o dilúvio pois a terra não podia das ervas nem frutos, por isso Deus separou os animais limpos e impuros. E de cada animal limpo Noé levou na arca 7 pares sendo que dos impuros somente um casal. e hoje em dia já está comprovado que as carnes consideradas impuras (imundas) por Deus são muito prejudiciais ao ser humano causando-lhe câncer, vermes fatais que se alojam no cérebro, intoxicam o corpo, causam reações alérgicas e muito mais. Porque questionar tanto, seria bem mais fácil se aceitássemos aquilo que Deus pede ao invés de ficarmos inventando desculpas esfarrapadas tentando provar algo que O Próprio SENHOR disse NÂO. e se Ele disse não, não foi pra nos privar ou nos prejudicar, mas para nos proteger porque Ele que criou nosso corpo sabe muito mais do que nós mesmos daquilo que podemos ou não comer. Deus abençõe a todos. Estudem a Bíblia, pois ela nos revela.

      Excluir
  18. Kkkkkkkk só rindo muito. O q tem o Polaca do Alasca com Jesus de Nazaré? Triste. Só a Graça, aliás sob a qual vivemos Graças ao amor de Deus ao enviar seu filho. Isso não se discute num fórum qq. É depreciar mt um evangelho tão valoroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a graça não me dá a liberdade de desobedecer, isso seria libertinagem não liberdade. a liberdade está em escolher a quem servir , e fazemos isso a cada escolha da vida.

      Excluir
  19. até agora não responderam a pergunta: é ou não de couro???
    http://reformadesaude.blogspot.com.br/2006/01/peixes-de-couro-uma-anlise.html

    ResponderExcluir
  20. Sim, tem escamas (scale em inglês) pois é da mesma família do bacalhau (GADIDAE) :
    (Gadidae) família de peixes da ordem dos Anacantinos, de corpo alongado, barbatanas moles, escamas pequenas, cicloides, boca grande, aberturas de brânquias grandes e comumente barbela no queixo. Inclui muitos peixes importantes como alimento, a maioria marinhos (como o bacalhau).
    Fonte: http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Gadidae

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, recomendo uma receita de polaca do alaska ao forno, fácil e saborosa:

    800 gramas de filé de polaca
    8 batatas de tamanho médio
    azeite a gosto
    cheiro verde a gosto
    cebola a gosto
    2 tomates cortados em rodelas
    azeitona sem caroço, preta e verde
    alho a gosto
    sal a gosto

    MODO DE PREPARO

    Desfie os filés e refogue na cebola e no alho com azeite e tempere com cheiro-verde
    Corte as batatas em fatias grossas e cozinhe de maneira que fiquem cozidas mas mantenham consistência.
    Unte com azeite um refratário, faça uma camada misturando
    a metade das batatas, a metade dos tomates e a metade das cebolas
    Coloque metade do peixe refogado, regue com azeite e, em seguida, coloque o resto dos ingredientes e a outra metade do refogado
    Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos

    ResponderExcluir
  22. As pessoas perguntam: Não foi Deus quem fez? Se foi Ele, porque não pode comê-lo?
    Ora, se foi o próprio Deus quem fez, ele conhece a sua criatura.
    Desde Moisés, por amor ao povo de Israel, ele elencou o que era limpo e o que era imundo.
    Tudo por amor ao seu povo, que diga-se de passagem era desobediente ao extremo.
    Não disse Ele o que era imundo somente para penalizar as pessoas.
    É porque queria o bem deles, sua saúde, seu bem estar.
    Por isso instituiu a Lei, como disse, por amor ao seu povo.
    Desde então nada mudou.
    O peixe continua o mesmo.
    Jesus Cristo, sendo filho obediente, não tornaria limpo aquilo que o Pai criou como imundo.
    Logo, Cristo não aboliu a lei dos animais limpos/impuros.
    Não se engane.

    ResponderExcluir
  23. Jesusssssssssssssssssssssss!
    Porque as pessoas fazem comentários desnecessários? O local é próprio para receitas e para dividir conhecimento e dicas sobre COMIDA e não ficar batendo boca sobre a bíblia. Quem vê até parece que vocês entendem mesmo e o pior não é quem começa a levantar a polêmica e sim quem continuabatendo boca com a pessoa.
    Por Favor!!!
    De receitas a palavras da bíblia.... dá até um desanimo.

    ResponderExcluir
  24. Eu comprei um pacote, o peixe estava bem congelado. Mas quando fritei, ficou um branco quase transparente, e um gosto estranho... o cheiro, segundo meu netinho...era estranho...

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...