Devido às inúmeras vantagens da garfagem em fenda cheia, como o uso de sacos plásticos para formação dos porta-enxertos, melhor pegamento da enxertia, maior rapidez de aclimatação da muda e melhor pegamento das mudas no campo, atualmente este é o melhor método para a produção de mudas de abacate.
Escolha e preparo do porta enxerto (cavalo):Os porta-enxertos estarão em condições propícias para a enxertia quando atingirem a altura de 0,20 - 0,30 m de altura, com o caule de coloração bronzeada e diâmetro de um lápis. Os porta-enxertos devem ser aparados a 4 cm acima do ápice da semente, efetuando-se um corte longitudinal de 3 cm de comprimento, ao longo do caule (2).
Escolha e preparo do garfo: Os garfos deverão ser retirados de plantas matrizes de cultivares selecionadas, registradas e de alta produtividade. Os ponteiros devem ser cortados com 5 - 8 cm de comprimento retirando-se os pecíolos das folhas. Os garfos devem ser guardados em saco plástico para evitar o ressecamento, podendo também permanecerem em refrigerador por no máximo uma semana. No garfo efetua-se dois cortes longitudinais convergentes de 3 cm de comprimento formando uma cunha (1).
Dica: O diâmetro do porta enxerto e do garfo deverão ser idênticos na área da união, pois para o sucesso do enxerto é necessário que haja contato na área da "casca".

No vídeo abaixo temos o procedimento passo a passo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário