Enxertia em abacateiro

Devido às inúmeras vantagens da garfagem em fenda cheia, como o uso de sacos plásticos para formação dos porta-enxertos, melhor pegamento da enxertia, maior rapidez de aclimatação da muda e melhor pegamento das mudas no campo, atualmente este é o melhor método para a produção de mudas de abacate.

Escolha e preparo do porta enxerto (cavalo):Os porta-enxertos estarão em condições propícias para a enxertia quando atingirem a altura de 0,20 - 0,30 m de altura, com o caule de coloração bronzeada e diâmetro de um lápis. Os porta-enxertos devem ser aparados a 4 cm acima do ápice da semente, efetuando-se um corte longitudinal de 3 cm de comprimento, ao longo do caule (2). 

Escolha e preparo do garfo: Os garfos deverão ser retirados de plantas matrizes de cultivares selecionadas, registradas e de alta produtividade. Os ponteiros devem ser cortados com 5 - 8 cm de comprimento retirando-se os pecíolos das folhas. Os garfos devem ser guardados em saco plástico para evitar o ressecamento, podendo também permanecerem em refrigerador por no máximo uma semana.  No garfo efetua-se dois cortes longitudinais convergentes de 3 cm de comprimento formando uma cunha (1).

Dica: O diâmetro do porta enxerto e do garfo deverão ser idênticos na área da união, pois para o sucesso do enxerto é necessário  que haja contato na área da "casca".

Formação do enxerto: Introduz-se o garfo (1) dentro da fenda do porta-enxerto (2), formando a planta enxertada (3), fixando-o com um fitilho plástico (4), envolvendo-se toda a área do corte, para proteção do local da enxertia (5). Após protege-se o enxerto com um saco plástico transparente que é envolvido e fixado sobre o enxerto para evitar o ressecamento e queimaduras do sol. Após 30 a 40 dias, o enxerto inicia a brotação, quando deve-se retirar o saco plástico e cortar-se o fitilho plástico. De 40 a 90 dias após a enxertia, deve-se realizar a desbrota do porta-enxerto, condução da muda e aclimatação gradativa da muda ao sol. A muda de abacate estará pronta para o plantio no local definitivo quando atingir 0,40 - 0,50 m de altura, que ocorrerá com 10 a 12 meses após a semeadura do porta-enxerto.




No vídeo abaixo temos o procedimento passo a passo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...