Fazer antena externa caseira para TV digital terrestre HDTV

Tutorial completo, passo a passo, para  fazer  uma antena externa caseira utilizando basicamente ripas de madeira e arame para captar o sinal da TV Digital Terrestre em HDTV grátis, bem como sinais vhf e uhf.  Veja nas fotos abaixo o projeto e a antena instalada.


Para montar a antena, você vai precisar de:
6 metros de arame galvanizado de 1,5mm
2 metros de arame galvanizado de 0,5mm
Um pedaço de madeira de uns 5cm de largura, 90cm de altura e 2cm de espessura. Se for maior, não tem problema.
Um Baloon de 300 para 75 Ohms (é um adaptador que tem 2 fios de um lado, e um conector fêmea coaxial do outro.
10 parafusos galvanizados com ponta (pode ser de 5mm x 20mm)
10 Arruelas galvanizadas, para usar com os parafusos.

A montagem da antena deve seguir os parâmetros descritos na figura abaixo:



Primeiramente marque dois pontos na madeira, ficando a 5 cm de uma das extremidades e a 1cm de distância de cada borda lateral.
Marque mais 2 pontos a  cada 24,5cm de distância dos 2 primeiros, totalizando 8 pontos ( quatro em cada lateral).
Deixe a madeira de lado por enquanto, agora vamos trabalhar com o arame de 1,5mm. Corte 8 pedaços de 59cm cada, e tente endireita-los para deixa-mos o mais retilíneo possível.
Agora, com cada um dos pedaços de 59cm, dobre-os no meio, formando um V. Observe que a distância entre as duas pontas deve ser de 12cm.

Montagem
Com os 8 “V”s de 29cm cada, pode começar a montagem da antena. Coloque uma arruela e um parafuso em um dos pontos marcados na madeira, e com o parafuso, fure e fixe na madeira um dos Vs. Faça isso com todos os 8 Vs nos 8 pontos marcados na madeira. Tente manter a distância das pontas dos Vs com 12cm e tente não amassar muito os arames, pois são difíceis de alinhar. Vá acertando eles a medida que for trabalhando, pois é normal que se deformem um pouco.
Agora só precisa ligar os Vs da antena utilizando o arame de 0,5mm. Para formar o ângulo de 90 graus nos cruzamentos, fixe um pequeno prego isolado com fita à 10,5 cm de cada ponto de fixação do V e a 1 cm da lateral da madeira. Solte um pouco o parafuso do primeiro V, coloque o arame e aperte o parafuso. Passe o arame por trás do primeiro preguinho situado no mesmo lado e em seguida atrás do segundo prego do lado oposto. Em seguida fixe no segundo V do lado oposto. Lembrando que no vão central os arames não se cruzam. São 2 arames ligam a antena de ponta a ponta. É importante que os dois arames não se toquem, para isso isole a região onde eles cruzam.
A Antena já está pronta. Falta apenas ligar o Baloon. No meio da antena, fixe 2 parafusos com arruela, de modo que prendam os 2 arames que passam pela região. E então, prenda os 2 fios do Baloon, um em cada parafuso



  Fonte www.outros.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...