Fazer antena externa caseira para TV digital terrestre HDTV

Tutorial completo, passo a passo, para  fazer  uma antena externa caseira utilizando basicamente ripas de madeira e arame para captar o sinal da TV Digital Terrestre em HDTV grátis, bem como sinais vhf e uhf.  Veja nas fotos abaixo o projeto e a antena instalada.


Para montar a antena, você vai precisar de:
6 metros de arame galvanizado de 1,5mm
2 metros de arame galvanizado de 0,5mm
Um pedaço de madeira de uns 5cm de largura, 90cm de altura e 2cm de espessura. Se for maior, não tem problema.
Um Baloon de 300 para 75 Ohms (é um adaptador que tem 2 fios de um lado, e um conector fêmea coaxial do outro.
10 parafusos galvanizados com ponta (pode ser de 5mm x 20mm)
10 Arruelas galvanizadas, para usar com os parafusos.

A montagem da antena deve seguir os parâmetros descritos na figura abaixo:



Primeiramente marque dois pontos na madeira, ficando a 5 cm de uma das extremidades e a 1cm de distância de cada borda lateral.
Marque mais 2 pontos a  cada 24,5cm de distância dos 2 primeiros, totalizando 8 pontos ( quatro em cada lateral).
Deixe a madeira de lado por enquanto, agora vamos trabalhar com o arame de 1,5mm. Corte 8 pedaços de 59cm cada, e tente endireita-los para deixa-mos o mais retilíneo possível.
Agora, com cada um dos pedaços de 59cm, dobre-os no meio, formando um V. Observe que a distância entre as duas pontas deve ser de 12cm.

Montagem
Com os 8 “V”s de 29cm cada, pode começar a montagem da antena. Coloque uma arruela e um parafuso em um dos pontos marcados na madeira, e com o parafuso, fure e fixe na madeira um dos Vs. Faça isso com todos os 8 Vs nos 8 pontos marcados na madeira. Tente manter a distância das pontas dos Vs com 12cm e tente não amassar muito os arames, pois são difíceis de alinhar. Vá acertando eles a medida que for trabalhando, pois é normal que se deformem um pouco.
Agora só precisa ligar os Vs da antena utilizando o arame de 0,5mm. Para formar o ângulo de 90 graus nos cruzamentos, fixe um pequeno prego isolado com fita à 10,5 cm de cada ponto de fixação do V e a 1 cm da lateral da madeira. Solte um pouco o parafuso do primeiro V, coloque o arame e aperte o parafuso. Passe o arame por trás do primeiro preguinho situado no mesmo lado e em seguida atrás do segundo prego do lado oposto. Em seguida fixe no segundo V do lado oposto. Lembrando que no vão central os arames não se cruzam. São 2 arames ligam a antena de ponta a ponta. É importante que os dois arames não se toquem, para isso isole a região onde eles cruzam.
A Antena já está pronta. Falta apenas ligar o Baloon. No meio da antena, fixe 2 parafusos com arruela, de modo que prendam os 2 arames que passam pela região. E então, prenda os 2 fios do Baloon, um em cada parafuso



  Fonte www.outros.net

Um comentário:

  1. Chuva !!! Prezado amigo, deixo aqui uma observação. Carece utilizar madeira de lei, com película de verniz acrílico de preferência, ou melhor ainda, tupo de PVC. Quando de uma chuva, as características de impedância vão alterar, com certeza, pois água + poeira = a resistência de baixo valor, o que altera o resultado final de ganho. Melhor ainda seria usar isoladores plásticos, no caso da madeira, que poderiam ser tampas PET de refrigerante. Fora isso, acredito que esta antena responderá bem ao que se pretende. Abs.

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...