Encontrar no mapa abaixo o endereço de instalação da antena. Para isso arraste o ícone situado na ponta da linha verde até a região onde será instalada a antena. Depois faça a aproximação utilizando a ferramenta de zoom situada no canto superior esquerdo ou posicionando o cursor em cima da sua região e clicando duas vezes continuamente para aproximação até localizar a residência, arrastando o ícone verde quando necessário.
Localizado o endereço preciso no mapa com o máximo de zoom possível, você terá na linha verde, a partir do ícone, o sentido horizontal do apontamento da antena (Azimute). A elevação é indicada em graus e varia de acordo com o local de instalação da antena. O valor está indicada abaixo do mapa. Ela indica quanto a antena deve ser inclinada para cima em relação ao plano horizontal. Se a antena não possui marcação de graus na base de fixação da parte móvel, a elevação poderá ser determinada com a utilização de um transferidor, conforme modelo para impressão abaixo:
O transferidor imprimido e recortado deve ser colado na ponta de uma régua maior que o diâmetro da antena e que deve estar fixada sobre a mesma. No centro do transferidor deve ser colocada uma linha com cerca de 30 cm de comprimento e com um peso na ponta, conforme figura abaixo:
No exemplo do mapa acima temos uma elevação de 63,2º (esse valor varia de acordo com o local de instalação), logo a antena deve ser elevada até a linha chegar na marcação de 63º no transferidor.
A "inclinação" do LNBF representa o quanto apenas ele deve girar em graus para a direita ou para a esquerda, tendo como parâmetro a saída RF, em relação a relógio imaginário apontado para as seis horas situado na antena. Por exemplo, -30º significa que deve ser girado no sentido horário. Se for 30º, deve ser girado 30 graus no sentido anti-horário. Cada 30 graus correspondem a uma hora, então -30 graus significa que deve avançar uma hora, fixando o LNBF na posição sete horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário