Tamanho de unidade de alocação ideal para HD externo e Pen drive

Uma unidade de alocação é a menor porção lógica de espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Armazenar arquivos pequenos num sistema de arquivos com unidades de alocação grandes irá portanto desperdiçar espaço em disco; tal espaço desperdiçado é denominado "fragmentação interna", devido ao fato de termos um espaço que jamais será utilizado por outro arquivo distinto. Para tamanhos de unidades de alocação que são pequenos se comparados ao tamanho médio de arquivo, o espaço desperdiçado por arquivo será estatisticamente de cerca de metade do tamanho da unidade de alocação; para unidades de alocação maiores, o espaço desperdiçado irá se tornar maior. Todavia, a velocidade de leitura e escrita de um disco aumenta a medida que o tamanho da unidade de alocação aumenta. Tamanhos típicos de unidades de alocação vão de 1 setor (512 B) até 128 setores (64 KiB).

Todos os sistemas de arquivos usados pelo Windows organizam o disco rígido com base no tamanho do cluster (ou unidade de alocação), que representa a menor parte do espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Assim, quando os tamanhos de arquivos não forem correspondentes a um múltiplo par do tamanho do cluster, será necessário usar espaço extra para reter o arquivo (até o próximo múltiplo do tamanho do cluster). Na partição comum, isso significa que (tamanho do cluster)/2 * (número de arquivos) corresponde ao espaço perdido dessa maneira.

Caso não haja um tamanho do cluster especificado durante a formatação, o NTFS separará os padrões com base no tamanho da partição. Estes padrões foram selecionados para reduzir a quantidade de espaço perdido e de fragmentação na partição.
Nas tabelas abaixo temos uma relação entre tamanho do volume (que pode ser uma partição de um HD ou Pen drive) e tamanho de unidade de alocação nos sistemas Fat16, Fat32 e NTFS:

 Tamanho do Cluster = Tamanho da unidade de alocação


Tamanho do Cluster = Tamanho da unidade de alocação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...