Damasco seco - Benefícios e valores nutricionais da fruta

O damasco, também conhecido por Abricó, é  nativo da Ásia, sendo depois distribuído pela  Europa e mais tarde para a América do Norte e do Sul. A primeira máquina de desidratar frutas foi criada na França em 1795. A partir daí, foi uma boa opção para conservá-las, pois estas frutas são ótima fonte de vitaminas e minerais e este processo aumenta os seus valores nutricionais. As frutas secas representam uma fonte mais concentrada de calorias, fibras, açúcar natural e alguns nutrientes; além de terem um prazo de validade maior. No caso do damasco, a sua versão desidratada é rica em beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no corpo, além de boro, potássio e ferro. O damasco seco também é rico em fibras, que evita a constipação e problemas de intestino. Além disso não contém sódio ou gorduras.
Veja abaixo os benefícios à saúde dos componentes presentes no damasco seco:
• O beta-caroteno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças.
• O boro está envolvido na prevenção da osteoporose.
• O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física.
• O ferro é o principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia. Cem gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...