Como cancelar pagamento no Mercado Pago em compra no Mercado Livre

Saiba passoa a passo como proceder para cancelar um pagamento feito no mercado pago referente  a uma compra efetuada no Mercado Livre.

Para compras ainda não autorizadas pela administradora do cartão de crédito:
Entre em contado com sua  administradora e cancele o pagamento. Entre em contato também com o vendedor através do e-mail cadastrado no ML para cancelar a compra no Mercado Livre. Exponha os motivos da desistência e solicite ao vendedor que dê a negociação como "não concretizada" dando qualificação como "neutra" no site do Mercado Livre. Dessa maneira o vendedor poderá solicitar o estorno da comissão gerada pela venda efetuada.


Para compras com pagamento parcelado  pelo Cartão de Crédito:
Se vc fez a compra parcelada no cartão de crédito, proceda primeiramente o cancelamento da  compra no mercado livre, conforme descrito acima. Confirmado o cancelamento pela contraparte (vendedor), o mercado livre se deverá  comunicar ao Mercado Pago sobre a desistência, o qual providenciará o cancelamento junto a administradora do cartão. 



Para compras com pagamentos já concretizado no mercado pago com transferência bancária ou uso do saldo do mercado pago:
Entre em contato com o vendedor através do e-mail cadastrado no ML para solicitar o cancelamento da compra no Mercado Livre. Exponha os motivos da desistência e solicite ao vendedor que dê a negociação como "não concretizada" dando qualificação como "neutra" no site do Mercado Livre. Você deverá proceder da mesma maneira.
Se o produto já foi enviado, você deverá, por bom senso, se prontificar a cobrir despesas de envio, e havendo a concordância da contraparte, proceda a recusa do recebimento da mercadoria, quando chegar pelos correios. No caso de o produto já estar em suas mãos, você terá que assumir ainda a despesa de reenvio.
Concretizada a desistência da compra com a devolução do produto, a pendência agora é com o Mercado Pago. Como o pagamento foi feito à vista, com transferência eletrônica, o valor pago será creditado na sua conta do Mercado pago. 

Para retirar o dinheiro faça login no mercado livre, clique em "mercado pago". No lado direito da página aparecerá o valor disponível, que é o saldo  que você tem direito de transfeir para sua conta bancária. Clique em "retirar dinheiro do mercado pago para conta bancária". Na próxima página informe o valor e os dados bancários para transferência. Esta transação terá um custo de 3,00 reais.



261 comentários:

  1. Ola, eu fiz uma compra e paguei via mercado pago, mas ouve problemas com o envio e os correios devolveram ao remetente, nem cheguei a receber. segundo os correios, algum problema no preenchimento. Como a compra era pra uma data determinada e essa ja passou, inclusive informei ao vendedor, nao tenho mais interesse na negociacao.
    Abri uma reclamacao no mercado pago, que pede para eu esperar 5 dias e caso nao tenha resposta, solicitar intermediacao, ja passaram os 5 dias, mas nao achei a opcao para solicitar intermediacao.
    O vendedor nao retorna meus mails, nao sei o que esta fazendo, pensando...
    Finalizei a qualificacao como nao concretizada, e agora, irei receber o valor pago automaticamente ou sera preciso que o vendedor faca alguma coisa... nao consigo contato direto com ele nem com o Mercado pago, sinceramente, nao estou me sentindo segura, achei que pagando pelo mercado pago teria mais seguranca, pelo menos mais atencao, conhecimento de onde esta meu dinheiro e o que ira acontecer...
    Mesmo com a prova de que eu nao recebi a mercadoria, codigo dos correios fornecido pelo vendedor, mostra que a mercadoria nao foi entregue e foi devolvida ao mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que o mais importante você já fez, que foi dar a negociação como não concretizada. Esse procedimento garante que o dinheiro não seja liberado ao vendedor. O link para requerer intermediação é o seguinte:
      https://www.mercadopago.com/mlb/odr?axn=NEW_CASE_SHOW_2

      ou aqui na opção "um representante do mercadopago irá intervir"
      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=FAQ&faqId=2987&categId=Pagos&type=FAQ

      outras iformações acesse esta página:
      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=FAQ&faqId=2987&categId=Pagos&type=FAQ

      Excluir
    2. Boa Tarde amigo, peguei uma situação diferente, fiz uma transferencia pelo mercadopago pagando com cartão de credito, em seguida recebi uma mensagem da Visa que minha compra tinha sido aprovada porem no mercadopago aparecia como aguardando confirmação então recebi um e-mail a onde eu teria que ligar para o mercadopago e informar um codigo, fiz isso e a atendente disse que minha aprovação chegaria por e-mail, porem me chegou a informação que minha conta seria desativada permanentemente pois eu descumpri com as normas do mercadopago, e agora?, não tenho o produto e nem o dinheiro, e o mercado pago ja me descuntou noc artão de credito, o que devo fazer?

      Excluir
  2. Como eu cancelo a transferência de dinheiro para uma conta no banco no Mercado Pago ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a transferência bancária foi feita para a conta do Mercado Pago numa compra efetuada no mercado livre, o caminho para ter o dinheiro de volta é dar a negociação como não concretizada, conforme descrito acima. Uma transferência bancária não pode ser cancelada pelo depositante após o dinheiro entrar na conta do destinatário.

      Excluir
  3. Comprei uma case pro iPhone da minha namorada e o prazo de entrega era de 25 a 40 dias. Paguei via mercado pago e os 40 dias ja se passaram. Contatei o vendedor e ele não retorna meus e-mails... ainda não qualifiquei o msm, tem algum jeito de receber o dinheiro de volta? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu caso se encaixa no item 6.2.5 dos termos e condições de uso do mercado pago, conforme segue:

      "Qualificações: O sistema do MercadoPago outorgará a cada usuário uma qualificação positiva, sempre que decorrer o prazo de 30 (trinta) dias contados a partir do momento do pagamento efetuado por meio dos Serviços de Gerenciamento de Pagamento, sem que tenha sido apresentado nenhum tipo de reclamação sobre a operação, caso em que a mesma se considerará finalizada com sucesso. Sem prejuízo, um Usuário poderá solicitar ao MercadoPago, por meio do procedimento de reclamação, que seja eliminada a qualificação positiva atribuída pelo sistema a sua contraparte, requerimento que será efetivado ou não dependendo da decisão do MercadoPago. Caso o MercadoPago decida retirar a qualificação positiva, o Usuário não só perderá o ponto obtido como anotará tal ocorrência no histórico de sua reputação."

      Ou seja, após trinta dias da realização do pagamento o vendedor recebe automaticamente uma qualificaçao positiva e o dinheiro é liberado. O caminho para rever o dinheiro passa primeiramente por uma reclamação, solicitando a mudança de qualificação do vendedor.

      Excluir
  4. olá,fiz uma compra através do mercado livre mas na fatura veio com duplicidade;já fui informado e a empresa cancelou o mercado pago,porém em um dos e-mails vindos da empresa ''Mercado pago'',os mesmos pedem pra que eu confirme o cancelamento: "Você poderá confirmar o cancelamento no prazo aproximado de
    15 dias" Gostaria de pedir sua ajuda com esse caso;

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza o cancelamento só será efetivado com essa confirmação, pois o mercado pago é quem gerencia estes pagamentos.

      Excluir
  5. Olá, fiz uma compra no ML e o vendedor me enviou o produto usado e com defeito, mas o mesmo diz que irá receber e me enviar o produto correto antes de vencer os 21 dias pra liberar o pagamento. Se ele não enviar e eu classificar como "não concretizado" automaticamente o Mercado livre vai devolver meu dinheiro (que foi pago através do cartão de crédito) ou terei que fazer uma reclamação pra reaver esse dinheiro? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site do mercado pago diz o seguinte:

      "Você poderá iniciar uma reclamação se:
      Você não recebeu um produto que pagou pelo MercadoPago.
      Você recebeu um produto diferente daquele que pagou pelo MercadoPago.
      Você enviou dinheiro por engano a um usuário.
      MercadoPago não intervém na resolução de problemas nesta instância. Entretanto, as mensagens que você trocar com a sua contraparte ficarão guardadas para futuras referências caso você solicite a intervenção do MercadoPago."

      "Você poderá solicitar a intervenção se:
      Se depois da segunda resposta da sua contraparte você não estiver satisfeito com a solução.
      Passaram 5 dias desde que iniciou uma Reclamação e não recebeu a resposta de sua contraparte."

      No seu caso o ideal é, se o produto não chegar até o prazo de 21 dias, qualificar como neutro e não realizada, em seguida iniciar uma reclamação e se mesmo assim não houver uma solução nos 5 dias, solicitar a intervenção do mercado livre.
      Quanto ao dinheiro, depois de todo esse processo, será creditado na sua conta do mercado pago e ficará disponível para retirada, porém é cobrado uma taxa de três reais.

      Excluir
  6. oi eu fiz uma compra no mercado pago e eles nao mendaram nenhuma resposta de aprovacao ou nao, mas quando me informei com o cartão eles tinham tirado o valor exato da compra
    fiz de tudo para cancelar mas a operadora do cartao nao estar nem ai. depois de 9 dias eles me mandaram qualificar o vendedor é mole!?
    entao eu o qualifiquei como não concretizado e disse que não recebi o produto (neutro) depois eles me mandaram eu fazer uma denuncia de que nao recebi o produto fiz a denuncia depois me mandaram dizer que minha compra foi cancelada
    mas só que ja entrou na fatura o valor, o que eu faço para resolver essa dor de cabeça
    me oriente por favor outro detalhe: eu dividi em 9x e o MP dividiu em 3x
    que absurdo veio muito caro a fatura para min peço sua ajuda detalhada obrigado

    ResponderExcluir
  7. eu cancelei uma compra no mercado livre,recebi um email que o dinheiro ja estaria disponivel novamente em minha conta, mais ate agora nada , eu gostaria de saber quanto tempo leva para eles me devolver o dinheiro, pois na minha fatura ainda estao me cobrando o valor da parcela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando o mercado pago diz que o dinheiro está disponível em sua conta, não quer dizer que foi para sua conta bancária, mas sim para a sua "conta gráfica" no mercado pago. Para o valor ser creditado na conta bancária é preciso ir no site do mercado pago e solicitar retirada do dinheiro, que custa uma taxa de 3,00 reais.

      Excluir
  8. Efetuei o pagamento via transferência para conta mercado pago Agência: 3380 | Conta: 63333-0 no dia 24/04/12 e ainda não identificarão o meu pagamento, já enviei o comprovante de pagamento faz quase um mês e até agora não obtive reposta, como será resolvido?

    ResponderExcluir
  9. O primeiro passo é ir na página de identificação de pagamentos:
    https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.applications.mercadopago.AppMercadoPagoController?axn=cp_cantcredit
    Se não cancelou a compra dentro do prazo, é conveniente que você solicite uma intermediação com o comprador na página:
    https://www.mercadopago.com/mlb/odr?axn=NEW_CASE_SHOW_2
    Desta forma garante que, em se confirmando o pagamento, o dinheiro não seja liberado ao vendedor.

    ResponderExcluir
  10. eu cancelei uma compra e ai me mandaram isso "Você poderá confirmar o cancelamento no prazo aproximado de
    15 dias." como que eu comfirmo o cancelamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você poderá confirmar o cancelamento no prazo aproximado de 15 dias" Realmente é uma mensagem muito incompleta, pois há vários casos na internet de pessoas que ficaram com a mesma dúvida. Acredito que esta confirmação deva ser feita junto a sua operadora do cartão de crédito. Mas, na dúvida entre em contato através do formulário para pagamentos cancelados, na página:

      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=frmContact&faqId=9502&categId=Pagos

      Excluir
  11. opa, eu e minah mae compramos um motorola razr no mercado livre de um vendedor, pagamos pelo mercado pago em 3x no cartao de credito dela mas o ml mando email depois de aprovado o pagamento q o usuario tava sendo investigado por uso de terceiros e falou para nao progredir na compra, mas agora ta comprado como cancelo isso pra n receber cobrança? foi feita compra dia 24/05/2012 quinta feita, ajuda aí vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que vc deve fazer após três dias da data da compra é ir na sua página inicial do Mercado livre, clicar em "meu cadastro", abrir o link "minhas compras". Vai aparecer uma lista com o item comprado. Ao lado direito do item há alguns símbolos, então clique no que se refere a "qualificar". Abrirá uma nova janela e aí você deverá dar a negociação como "não concretizada" e em seguida qualificar "neutro". Em comentários informe o motivo do cancelamento que é a mensagem enviada pelo mercadolivre. O MP é um sistema de pagamento integrado ao ML, então ao cancelar a compra no mercadolivre, automaticamente o mercadopago deve providenciar o cancelamento do pagamento.

      Excluir
  12. Olá amigo fiz uma compra no cartão de credito e cometi um grave erro de qualificar (como positiva e concretizada) antes de receber o produto. Se o vendedor não honrar a sua parte eu terei perdido meu dinheiro? Ou posso simplesmente mudar a qualificação que a venda será cancelada e o meu dinheiro devolvido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já acabou o prazo de envio? E qual prazo foi dado pelo vendedor? Para enviar uma reclamação em caso de não recebimento do produto, faça login no mercado livre, entre em "meu cadastro" e em seguida em "contato" situado no canto superior direito da tela. Clique na aba "solucionar problemas" e depois em "com minhas compras", assinale a opção "paguei e não recebi o produto", clique em continuar, assinale na lista o item que não recebeu e clique novamente em "continuar". Aparecerá então uma tela para enviar a reclamação.

      Excluir
    2. O produto deveria ser entregue hoje. Porém o vendedor não responde meus emails e o telefone que ele possui em seus dados é invalido, sempre que ligo cai na caixa postal. Já enviei vários emails tentando falar com ele mais não consigo resposta. Será que já perdi meu dinheiro? Ou há a possibilidade da operadora do cartão de credito cancelar o pagamento? Desde já agradeço!

      Excluir
    3. Olá, faça login no mercado livre, depois clique em "contato" > "solucionar problemas" e marque a opção "Modificar uma qualificação que fiz". Dê como "não concretizada" e qualifique "neutro". Também inicie uma reclamação como já explicado acima.

      Excluir
  13. fiz uma compre no mercado livre e paguei via mercado pago com cartão de credito mais o mercado pago me envio um Email que teria que verificar se posso utilizar o cartão mais eles já descontaram o valor do limite do meu cartão mais na minha conta do mercado livre o status esta como cancelado o que devo fazer para cancelar a compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc quis dizer com "status cancelado"? A sua conta no ML está cancelada? Se já deu a compra como "não concretizada" e qualificou como "neutro" a negociação fica interrompida. Após a confirmação da contraparte, o mercado livre comunica ao mercado pago,o qual deve cancelar o pagamento junto a operadora do cartão.

      Excluir
    2. Olá amigo. Venho aqui novamente! Infelizmente o Mercado Livre não permite que eu modifique minha qualificação. Só posso fazer modificações que melhorem a reputação da minha contra parte! Já fiz a Reclamação junto ao Mercado Livre que deu um prazo de 5 dias para que o vendedor entre em contato. O vendedor modificou o número do seu telefone nos dados do mercado livre e creio que o mesmo já fez uma compra com o valor que eu passei para ele. Devo tentar um contato com ele por esse número ou aguardar?

      Excluir
    3. Olá, de fato o ML não permite piorar a qualificação, esqueci deste detalhe. Quanto a possibilidade de contato, acho uma boa para esclarecer qual é a versão do vendedor, pois isto não irá interferir na reclamação já feita no Mercado pago. Outra coisa que deves ficar atento é no programa de proteção ao comprador, que dá cobertura integral ou parcial quando o pagamento é feito pelo mercado pago e o comprador não recebe a mercadoria: http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=FAQ&faqId=2731&categId=SEGPC&type=FAQ

      Excluir
  14. Ola boa tarde,

    Fiz uma compra no mercado livre, só que o vendedor não tinha o produto com as características que eu queria. Neste caso ele devolveu o meu dinheiro e este entrou na conta do mercadopago com status: "Anulação Custo de Financiamento" com valor devolvido, mas posteriormente apareceu outro status: "Anulação Entrada de Dinheiro" retirando o valor da devolução e minha conta no mercadopago ficou zerada. Já mandei um e-mail para o mercadopago e eles pediram para aguardar 30 dias e depois entrar em contato com a operadora do cartão de crédito. Creio que este procedimento não seja o melhor, pois a devolução foi concluída, aconteceu algum erro com o mercadopago para a saída inexplicada do dinheiro. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a melhor alternativa é entrar em contato com sua operadora de cartão para saber o atual status da cobrança.

      Excluir
  15. RAPAZ, COMPREI UM PAR DE MONITORES DE AUDIO NO MERCADO LIVRE, EFETUADO NO MERCADO PAGO, SÓ QUE ELES REGISTRARAM DOIS PEDIDOS, SENDO QUE EU COMPREI APENAS UM PAR. JA ENTREI EM CONTATO COM O VENDEDOR QUE DISSE-ME PARA FALAR COM O MERCADO PAGO, MAS NO CONTATO DO MERCADO PAGO MANDA EU FALAR COM O VENDEDOR. QUERO CANCELAR UMA DAS COMPRAS, POIS APARECERAM NA FATURA DO CARTÃO. O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi o produto já foi pago em dobro via cartão de crédito. Fale novamente com o vendedor sobre o problema e a resposta do MP. Para cancelar parcialmente a compra, veja lá na lista de sua compra se os dois itens estão relacionados um a um ou se estão juntos. Se for um por um, poderá cancelar uma das compras, qualificando como neutro e dando a negociação como não concretizada. Então o MP vai ser acionado pelo ML e entrará em contato com o vendedor para resolver a questão. Se estiverem juntos, só será possível cancelar a compra total. De qualquer forma o melhor é buscar uma solução junto ao vendedor para esse embrolho, não esquecendo o prazo de 21 dias, após a compra, para concretizar ou não a compra.

      Excluir
  16. Olá, boa tarde!

    Como usuário novo, novíssimo, destes de primeira compra, adquiri um HD de 1TB e paguei por mercado pago. O HD não é nada do que eu esperava, aliás, é um modelo mal falado, modelo de má fama. Não havia descrições no anuncio e só o percebi ontem, já de posse do objeto e depois de alguns testes. Mau sinal tive com os testes, mau sinal... Então, eis meu problema, Sr. Lpdec: posso desistir da compra, de acordo com o Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90 e ter todo meu dinheiro restituído?

    Pergunto porquê, por ser usuário novo, esta é minha primeira transação e, segundo o mercado pago, restituirão-me apenas r$ 150,00. Mas isso acontecerá mesmo a desistência estando segundo o ART. 49? Lembrando que no CDC ainda diz no seu artigo 51: "São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: II. subtraim ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga, nos casos previstos neste Código".

    Eis, então, minha pergunta para o Senhor: O mercado pago restituirá todo meu dinheiro, de acordo com o CDC, Art. 49 e 51, mesmo eu sendo vendedor novo? Ou terei dores de cabeça recorrendo à justiça? Desde já, grato pela atenção, uma ótima tarde para o Senhor!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Efetuei uma compra direto do site do vendedor (sem ser pelo mercado livre) utilizando a modalidade de pagamento do Mercadopago, através de boleto bancário. Paguei o boleto e no outro dia recebi email do Mercadopago aprovando o pagamento. 04 dias depois o site do vendedor identificou meu pagamento. Porém passaram mais de 30 dias e o vendedor inexplicavelmente não me envia o produto. Sempre que logro êxito em contatá-lo através dos precários canais disponibilizados pelo mesmo, este sempre me dá respostas evasivas. Como proceder junto ao mercadopago para cancelar a compra? Detalhe: Não aparece nada na minha conta gráfica do MP... Não sei se isso é peculiar a quem executa compras fora do Mercadolivre ou se houve algum erro do sistema do Mercadopago em registrar minha compra. Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, realmente as compras efetuadas via mercado pago em outros sites não aparecem na lista, como acontece em compras efetuadas no mercado livre. Já efetuei compras nesse sistema e pude constatar essa diferença. No meu caso, não houve problema, já que o site enviou o produto, mas fiquei apreensivo devido ao fato de não haver como proceder uma reclamação por não haver o produto na listagem do MP. O jeito é entrar em contato com o mercado pago através dos canais de contato que disponibilizam no site e expor os problemas com a compra.

      Excluir
  18. eu comprei uma capinha pra iPod no Mercado Livre pelo Mercado Pago, e já vai fazer 2 dias que eu paguei ( à vista ) e o pagamento não foi reconhecido até agora, e o vendedor só me perguntou qual cor eu gostaria, já enviei várias perguntas pra ele e ele não me responde, e olha que todo mundo fala que o vendedor é muito atencioso e tem nota máxima. oque eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dependendo do meio de pagamento utilizado no mercado pago, poderá haver um prazo de até dois dias para identificação, como em transferência bancária e boleto, mesmo que tenha sido à vista. Após este prazo, entre na página "central de soluções" do Mercado Pago para informar o problema. Se o vendedor já está solicitando informações para envio é porque ele já constatou o pagto.

      Excluir
  19. Olá, efetuei uma compra no dia 25/07 e o vendedor não tinha me mandado até a data de hoje 03/08. Foi via mercado pago, então não aparece nas minhas compras do mercado livre, entrei em contato com o mercado pago para cancelar a compra, o vendedor cancelou, a compra foi feita por cartão de crédito. Gostaria de saber em quanto tempo eles abatem esse valor da minha fatura, pois preciso pagá-la até dia 18. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qualquer compra feita no Mercado Livre tem que aparecer em sua lista do ML, mesmo que o pagamento tenha sido feito via mercado pago. É no mercado livre que a compra deve ser cancelada, já no site do Mercado Pago é possível apenas solicitar uma intermediação em caso de problemas com uma compra. Quanto ao prazo, melhor vc entrar em contato com a administradora do cartão, pois isso varia muito.

      Excluir
  20. Boa tarde. Comprei uma TV no MercadoLivre e paguei em 3 vezes pelo cartão de crédito.
    O vendedor sumiu e qualifiquei a compra como NAO RELIZADA. Ja fiz queixa ormal ao M.L.mas me interessa mesmo é que o valor das prestaões NÃO APAREÇA na minha fatura. E outra, como funciona isso de nãoliberar o pagamento se a encomenda não chegar? Quais são os prazos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a sua dúvida em "não liberar o pagamento se a encomenda não chegar" digo que é um procedimento automático do mercado pago quando você da a negociação como não concretizada no site Mercado Livre. O vendedor será notificado sobre sua posição e terá um prazo para se manifestar, caso contrário o dinheiro será devolvido ao comprador.
      De acordo com o item 3.3.3 dos termos e condições de uso do mercado pago o usuário deverá, quando solicitado pelo MercadoPago, fornecer a documentação referente à contestação do chargeback, cancelamento ou reversão no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis contados da solicitação. Este documento será prova idônea da entrega e recebimento de um determinado produto e/ou serviço sendo que a falta de apresentação deste documento será entendida pelo MercadoPago como falta de entrega do produto e/ou serviço.

      Sobre o seu desejo de que estes valores não apareçam na fatura, não sei como seria possível evitar, melhor entrar em contato com a operadora tão logo o mercado pago proceda o cancelamento.

      Excluir
  21. Boa Tarde. Fiz uma compra no mercado livre e paguei com cartão de crédito através do mercado pago. Ainda não recebi o produto e o vendedor não responde meus e-mails.
    Como ainda não qualifiquei a venda, gostaria de saber se o meu dinheiro já foi liberado? E se eu qualificar como não concretizada e negativar o vendedor, o dinheiro voltará para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se vc não qualificou o dinheiro só será liberado após 30 dias da compra, quando o mercado pago dá ao vendedor uma qualificação positiva automaticamente pela omissão do comprador. Se ainda não fez 21 dias, vc pode cancelar a compra, conforme procedimento acima descrito e o dinheiro é devolvido. Não é necessário negativar, pode ser cancelada qualificando como neutro. Após o prazo de 21 dias ainda é possível entrar com uma reclamação no site do MP, no campo "soluções de problemas".

      Excluir
  22. OLA ..fiz uma compra dia 20...paguei 12x no cartao de credito e nao recebi oproduto tem um monte de gente falando la e negativando falando q e fake ...ja fiz uma reclamaçao ao mercado pago para cancelar o pagamento ..se eu negativar ele o mercado pago vai cancelar minha compra e minhas faltura ???

    ResponderExcluir
  23. Se está interessada em receber o produto é prudente que aguarde um pouco, a menos que já tenha certeza que se trata de um golpe, afinal você tem 21 dias a partir da data da compra para fazer o cancelamento. Após este período é que fica mais difícil, mas ainda é possível fazer uma reclamação no site do mercado pago. Se não chegar antes de completar este prazo (21 dias) dê a negociação como não concretizada. A qualificação pode ser negativa ou neutra. Após este procedimento o mercado pago notifica o vendedor para prestar esclarecimentos e se ficar constatado a irregularidade, é efetuado o cancelamento da compra e também do pagamento junto a operadora do cartão.

    ResponderExcluir
  24. Olá, fiz uma compra e paguei via boleto, quando a mercadoria chegou não gostei do produto e desisti conforme art 49 do CDC. O vendedor não aceita a devolução e o qualifiquei como negativo para que ele não receba o dinheiro embora tenha colocado negociação concretizada. O mesmo também me qualificou negativo. Como faço para o Mercado pago devolver o dinheiro? Se eu colocar como neutra e não concretizada, o vendedor recebe o dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, como você já qualificou como concretizada, automaticamente o dinheiro foi liberado para a conta gráfica do vendedor, independente de ter negativado. Mas ainda é possível reverter a situação. O caminho é entrar com uma reclamação no site do mercado pago no link "central de soluções". Após iniciar uma reclamação fique sempre atento no e-mail, pois é aí que decorrem os prazos para responder ao vendedor por intermédio do mercado pago. Caso não seja resolvido neste estágio, solicite uma intervenção do Mercado Pago no mesmo link "central de soluções".

      Excluir
  25. Olá fiz uma compra recente no mercado pago mas ainda não efetuei o pagamento só que eu desisti da compra,posso simplesmente não pagar o boleto e desistir ou tenho que contatar o vendedor?Corre algum risco de o meu nome ir parar em algum órgão de proteção ao crédito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, você tem o direito de desistir da compra, faça conforme o procedimento descrito na postagem acima, entrando em contato com o vendedor e expondo os motivos. Depois vá na sua conta no mercado livre e formalize a desistência, dando a compra como não concretizada e qualificando como neutro. Não há risco de você ir parar em algum cadastro negativo de proteção de crédito, o único risco é de receber uma qualificação negativa na pontuação do mercado livre, caso o vendedor considere a sua desistência descabível, mas mesmo assim ainda pode ser contestada, caso ocorra.

      Excluir
    2. Mandei um e-mail para o vendedor para ele qualificar minha compra como neutra,mas ele não responde.Fui até a minha conta no mercado livre mas lá diz que eu só posso dar a compra como não concretizada após três dias.Como a compra foi efetuada no dia 24/08/2012 e só teve um dia útil após essa data,só posso realizar esse processo na data de amanhã?

      Excluir
  26. AMIGO, FIZ UMA COMPRA NO MERCADO LIVRE NO DIA 17/08/2012 E SEGUNDO O VENDEDOR A MERCADORIA TA RETIDA DEVIDA A GREVE DA RECEITA FEDERAL NA ALFANDEGA DO RIO GRANDE DO NORTE,PENSO EM DESISTIR DA COMPRA POIS O VENDEDOR DISSE QUE ESTARIA A DISPOSIÇÃO PARA ESTORNA O DINHEIRO DE IMEDIATO SE EU NÃO QUIZER MAS ESPERAR, GOSTARIA DE SABER SE CASO EU QUEIRA QUE ELE ESTORNE MEU DINHEIRO SE MEU DINHEIRO FICA NO MERCADO PAGO GUARDADO E CASO EU QUEIRA FAZER OUTRA COMPRA POSSO USAR ELE DIRETO ? O VENDEDOR DISSE QUE O PRODUTO PODERIA SER POSTADO NOS DIAS 31 A 3 DE SETEMBRO . O VENDEDOR TEM VARIAS QUALIFICAÇÕES POSITIVAS E É PLATINA O QUE VC ACHA QUE DEVO FAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, o dinheiro referente a pagamento efetuado via mercado pago ainda não foi liberado ao vendedor, está no Mercado Pago esperando sua liberação. Se optares pelo cancelamento, sendo que isso pode demorar alguns dias, o valor vai direto para sua conta do mercado pago e fica a disposição para ser utilizado em outras compras no mercado livre, mas se quiser fazer retirada transferindo para uma conta bancária sua, está sujeito a uma tarifa. O vendedor tem uma boa reputação e um nome a zelar, portanto, se estiveres afim da mercadoria, pode valer a pena esperar um pouco mais, já que o prazo para cancelamento termina em 07/09. Se até lá a mercadoria não chegar, mesmo que esteja a caminho, por precaução, dê como "não concretizada" a negociação e qualifique como neutro. Quando chegar a mercadoria, em conformidade com o combinado, é só ir lá na sua página do ML e mudar a qualificação para positivo e concretizada para liberar o pagamento ao vendedor.

      Excluir
  27. Olá, eu comprei um produto esses dias e parcelei ele em 12 vezes, mas devido há um problema eu gostaria de cancelar a compra. Se eu qualificar como neutro e escolher "compra não concretizada", eu receberei ainda sim as faturas do cartão de crédito?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyson, se você qualificar como neutro e escolher "compra não concretizada" estará cancelando a compra. Quanto as faturas, cada operadora tem seu sistema e o melhor e contactar a administradora do cartão para saber detalhes.

      Excluir
  28. Bom dia.

    Eu efetuei uma compra pelo Mercado Livre, fiz o pagamento parcelado no cartão e já recebi o produto, porém o produto recebido é diferente do produto anunciado, o qual eu "achava" que estaria comprando... é bem inferior.

    Fiz uma reclamação na página de venda do produto lá no ML e vi que mais uma pessoa reclamava a mesma coisa... porém o vendedor não respondeu, simplesmente apagou as nossas reclamações... (claro né, ele não é bobo).

    Gostaria de saber se eu tenho direito de devolução do produto ou se tenho direito á receber o produto pelo qual eu paguei, o que estava anunciado na data da compra?

    Se tenho, como devo proceder?

    Desde já eu agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, o procedimento correto, se você ainda não qualificou o vendedor e ainda não fez 21 dias a partir da data da compra, é ir na sua página do mercado livre e qualificar como neutro, dando a negociação como não concretizada, expondo o problema com o produto. Neste caso o pagamento ficaria retido e o Mercado pago iria notificar o vendedor para se manifestar. Se já decorreu os 21 dias, o caminho é abrir uma reclamação no site do Mercado Pago. Faça login no MP e abra na sequência "central de soluções" > "enviar uma reclamação"> "enviar reclamação"> selecione o produto e escolha a opção"o produto que me enviaram é diferente da descrição", descreva o problema e envie.

      Excluir
  29. Olá fiz uma compra no mercado livre e desisiti da mesma.Mandei um e-mail para o vendedor para ele qualificar minha compra como neutra,mas ele não responde.Fui até a minha conta no mercado livre mas lá diz que eu só posso dar a compra como não concretizada após três dias.Como a compra foi efetuada no dia 24/08/2012 e só teve um dia útil após essa data,só posso realizar esse processo na data de amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, nos termos e condições de uso do ML consta o seguinte: "No caso em que a negociação não pode ser concretizada, o usuário somente poderá qualificar a contraparte a partir do 3° dia após o encerramento da negociação no site".

      Excluir
  30. amigo me ajuda aew fiz uma compra hj 28/08/2012
    so q recebi um email assim do mercado livre
    "Informamos que demos início a um processo de investigação sobre o usuário TAL TAL TAL. Por este motivo, de maneira preventiva, suspendemos momentaneamente as atividades deste vendedor no MercadoLivre.

    so qeu eu paguei com cartao em 9x como receber o dinherio de volta

    ajuda aew que to tremeno na base aqui ki perdi o dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, o ML manda essa mensagem quando há suspeita sobre a idoneidade de algum vendedor. Neste caso o melhor a fazer é cancelar a compra, indo em sua página do mercado livre, qualificando como neutro e dando a negociação como "não concretizada", expondo como motivo a tal investigação. Daí em diante é com o ML, que comunica ao mercado pago e este providencia o cancelamento junto a operadora.

      Excluir
  31. Amigao agora ele me mandou um email no seguinte
    PARA GARANTIA DA SAMSUNG APENAS CPF GARANTIA APENAS DE 1ANO
    PARA GARANTIA CONTRA DEFEITOS OU OBSTRUÃO NO ENVIO DATA DE NASCIMENTO NOME COMPLETO NUMERO DO RG, GARANTIA APENAS POR 30DIAS
    PARA PREENCHIMENTO DAS NOTAS DO APERELHO APENAS NUMERO DE CPF E RG
    e pedindo tb os dados endereço para envio

    esqueci de mencionar acima que o anuncio dele sumio do Ml tb

    melhor cancelar a compra mesmo.. nao sei o que faço amigao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens 21 dias a partir da data da compra para efetivar o cancelamento como demonstrei acima. Mas, informar dados pessoais a um cidadão que está sob suspeita do ML pode não ser uma boa idéia. De qualquer forma terás que esperar até o 3º dia para poder efetuar o cancelamento. Até lá, quem sabe, o mercado livre já tenha finalizado a investigação e você poderá tomar uma decisão acertada. Quanto ao pagamento, o vendedor nada recebe enquanto vc não liberar, a não ser que decorra todo o prazo de 21 dias e vc não se manifeste. Blz?

      Excluir
  32. Boa noite,

    fiz uma compra no mercado livre em parcelas no cartão de credito via mercado pago,
    mas o vendedor nao cumpriu com suas responsabilidades, qualifiquei a compra como nao concretizada e neutra,(a compra foi realizada dia 22-08-12),pois entao, troquei email com o vendedor e ele disse que iria estorna o valor,
    - como saber se isto ja foi feito,
    - como saber se o mercado pago ja cancelou minha compra no cartão de credito,e se ja posso fazer ooutra compra,
    - quando voce pede o estorno do valor, é cancelado a compra no seu cartao de credito.

    tenho duvidas como funciona,

    desde ja obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, o estorno do valor já cobrado é efetuado pelo mercado pago e não pelo vendedor, pois este ainda não recebeu nada. Após receber a comunicação do mercado livre sobre o cancelamento, o mercado pago providencia o cancelamento junto a operadora e comunica por e-mail. Cada operadora tem seu sistema de cancelamento, melhor contatar para esclarecimentos. Alás, a partir deste mês, todas as compras parceladas no cartão de crédito que forem canceladas não poderão ser cobradas nas faturas subsequentes ao cancelamento.
      De acordo com a decisão do Procon Carioca, ainda em agosto, 75% dos cartões de crédito de todo o Brasil já não mais manterão em suas faturas parcelas de compras canceladas. Até o final do ano serão mais de 98%, já que a medida vale para todo o País. Após se reunir com a Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito), ficou acordado com o Procon Carioca, que os cartões de crédito não vão mais manter em faturas futuras parcelas de compras que já tenham sido canceladas. Para isso, as empresas de cartões e os bancos deverão modificar seus sistemas de cobrança de compras parceladas.

      Excluir
  33. Boa noite...

    Você me tirou uma dúvida logo acima e tenho uma outra...

    Eu fiz o que me disseste, abri uma reclamação no site do Mercado Pago e por intermédio dali mesmo começamos uma negociação...

    Dessa vez o vendedor me respondeu e disse pra mandar de volta a mercadoria que ele devolveria o pagamento...

    Mandei hoje pelo correio e perguntei como será feito a devolução do pagamento... ele respondeu que o pagamento será estornado ao mercado pago e eles me devolvem o dinheiro...

    Eu fiz a compra parcelada em 6 vezes no cartão e a primeira já veio na fatura...

    Você saberia me informar como é o procedimento de devolução do pagamento nesse caso?

    Agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Fiz uma compra com cartão de crédito. Quando chegou o produto não era o que eu queria, entrei em contato com o vendedor, e concordamos em desfazer o negócio. Devolvi o produto pelos correios no dia seguinte, e qualifiquei a negociação com Não concretizada, e o vendedor neutro. Dias depois, quando o vendedor recebeu o produto de volta, recebi um e-mail do Mercado Pago dizendo que meu pagamento foi Devolvido. No e-mail esta escrito "Você poderá confirmar o cancelamento no prazo aproximado de
    15 dias." Entro no Meu Mercado Pago e a negociação está como "devolvido" e "pagamento para revisar". Não sei que atitude tomar. Não ha um botão pra eu apertar e "confirmar o cancelamento". O que você sugere que eu faça? Já li em outros posts de outros sites que esse valor devolvido da compra é subtraido da fatura do cartão, por exemplo: se a compra cancelada foi de 300 reais, e no mes seguinte a fatura do cartão vem 400 reais, então na verdade vem na fatura somente o valor de 100 reais. É isso mesmo? Ou cada cartão tem uma forma de agir?? Muito obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Létícia, você já fez o cancelamento no merca livre e no mercado pago não há um campo específico para essa confirmação, então certamente é diretamente com a operadora. Mas é uma situação pela qual nunca passei. Uma sugestão que dou é que preenchas o formulário de contato no site do Mercado pago referente a problemas com pagamentos para esclarecer onde fazer esta confirmação:

      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=frmContact&faqId=9502&categId=Pagos

      O prazo para resposta é de dois dias.

      Excluir
    2. Esse é o meu caso, so q no meu nem foi enviado o produto pois o vendedor nao tinha + , a pergunta é qnto tempo demora p eles devolverem o $$$$$ ? =/

      Excluir
  35. ola, fiz uma compra no mercado livre pelo mercado pago, já efetuei o pagamento e já foi aprovado mas o vendedor acabou vendendo o produto para outra pessoa, e agora o que faço para cancelar essa compra e pegar o dinheiro novamente?

    ResponderExcluir
  36. ola, fiz uma compra no mercado livre pelo mercado pago, já efetuei o pagamento e já foi aprovado mas o vendedor acabou vendendo o produto para outra pessoa, e agora o que faço para cancelar essa compra e pegar o dinheiro novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cancelar a compra, vá em sua página do mercado livre, qualificando como neutro e dando a negociação como "não concretizada", expondo o motivo. Solicite ao vendedor que faça o mesmo. Se ele não concordar, entre no site do mercado pago e no campo soluções de problemas, inicie uma reclamação, conforme já explicado nos comentários acima.

      Excluir
  37. Boa noite,

    fiz uma compra no mercado livre em parcelas no cartão de credito via mercado pago,
    mas o vendedor nao cumpriu com suas responsabilidades, qualifiquei a compra como nao concretizada e neutra.
    recebi um e-mail do Mercado Pago dizendo que meu pagamento foi Devolvido.
    Entro no Meu Mercado Pago e a negociação está como "devolvido" .
    sera que o valor da compra que foi cancelada hj vai entrar na conta do mercado pago depois de 48 hrs.
    olhei la minha fatura e ainda consta as parcelas do mercado pago. :(
    agradeço se poder me ajudar to precisando fazer outra compra urgentimente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o cancelamento do pagamento o crédito das parcelas não irá para sua conta do mercado pago e sim para o cartão.

      Excluir
  38. ola fiz uma compra pelo mercado pago e estou com medo de não me entregarem por que vi varias reclamaçoes do site onde comprei quanto tempo posso cancelar a compra se não me entregarem comprei parcelado no cartão me mandem a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uma compra é efetuada fora do Mercado Livre, em outro site, não aparece na lista do Mercado Pago. Neste caso, o melhor a fazer é entrar em contato através do formulário desta página:

      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=frmContact&faqId=9502&categId=Pagos

      Excluir
  39. Ola, fiz uma compra no ML galaxy ace e o vendedor disse que lote de cel foi roubad e não me enviou ,,,,valor R$528 em 3 veses no cartão de credito,no dia 18-08-12 e aprovado 21-08-12 e 31-08-12 qualifiquei negativo " não possui produto em estoque" e fiz uma reclamação junto ao MP esperar 5 dias pra abrir uma mediação, no caso vai vir cobrando o valor da parcela na faturae devo pagar a fatura sendo que não recebi? como cancelar? Me ajude, Boa noite.

    ResponderExcluir
  40. Kaka, o cancelamento já foi iniciado quando vc deu a negociação como "não concretizada". Por isso essa reclamação feita no MP nem era necessário fazer. De qualquer forma, o mais prudente a fazer é pagar a fatura com a parcela e depois esperar o estorno, que certamente virá. Um coisa é certa, o vendedor não terá acesso a esse valor.

    ResponderExcluir
  41. Obg me sinto aliviado entaum, vendeor não receber o valor, posso entao pagar a atura que depois eles extornam o valor,, Obrigadoo,,,,,,

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, comprei um cel no ML tinha prazo d postar em 5 dias, passando 5 dias vendedor me informou q nao tinha em estoque, blz, pedi para ele cancelar, eu qualifiquei c nao concretizada e neutro.
    vendedor cancelou e tudo dia 31/08 ele me falo q ia ficar como credito no MP, so q meu saldo esta zero, vou pagar em 6x sendo a primeira no dia 14.
    Resumindo qnto tempo demora para receber estorno e o valor q o vendedor cancelou na integra cair na minha conta do MP????
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, com o cancelamento da compra as parcelas do cartão certamente serão canceladas. Sendo assim, o valor da compra não vai para sua conta gráfica do MP. Seria bom entrar em contato com a operadora de cartão para verificar se já foi solicitado o cancelamento pelo mercado pago.

      Excluir
  43. parceria é o seguinte eu abri uma reclamaçao no ml pq o vendedor nao me mandava o produto e nem respondia os emails, ai ele me mando um email que mandou os produtos para outros clientes na segunda e nao me envio o meu pq eu abri a reclmacao que tinha que ser fechada, agora ele ta entrando em contato com o MP para liberar o dinheiro pago pra ele e ele me enviar o produto issu realmente é verdade que acontece

    ResponderExcluir
  44. parceria mais uma aqui to em duvida, eu pedi meu dinheiro de volta aew o cara me mando o seguinte
    primeiro veio esse
    ""BOA TARDE AMIGO IDENTIFICAMOS O ERRO POIS NOS QUALIFICOU COMO NEUTRO E O MP NOS INFORMOU QUE SEU COMENTARIO PESSOU EM NOSSA REPUTAÇÃO PELO MESMO FATO AINDA ESTA SOBRE POSSE DO MP,

    QUEREMOS DE IMEDIATO ENTRAR EM UM ACORDO, !


    PEDIMOS PARA O MP ENVIAR UMA SOLICITAÇÃO PARA REVERTER PARA POSITIVO A QUALIFICAÇÃO !


    depois veio esse...

    ""OK AMIGO DEVOLVEMOS O DINHEIRO SOBRE MANDADO DE NOSSO REPRESENTATE, RETIRE A QUALIFICAÇÃO PARA NÃO HAVER TRANSTORNO SOBRE AMBAS AS PARDE NOS LHE QUALIFICAMOS COMO POSITIVO"""

    como assim si eu qualificar como positivo ele vai pega meu dinhero e vai vaza
    ele ta como neutral pq ele estava em investigacao
    mais recebi um email de cobranca@mercadolivre.com falando as asneiras e la em baixo ta Modificar qualificação Recusar a solicitação
    ISSO REALMENTE TEM QUE SER FEITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, como vc vai reverter a qualificação para positivo, liberando o dinheiro sem ter recebido o produto? O que ele quis dizer com "OK AMIGO DEVOLVEMOS O DINHEIRO SOBRE MANDADO DE NOSSO REPRESENTANTE"? Muito estranho essa atitude do vendedor. Amigo, se não houve envio do produto, o e-mail enviado pelo ML solicitando a recusa da solicitação deve ser respondido, pois o vendedor solicitou a reversão da qualificação e se vc não responder será considerada a versão do vendedor.

      Excluir
    2. ta mais ia aew o que eu faço se eu nao qualificar la em 5 dias vai libera sozinho o dinheiro pra ele

      Excluir
    3. vc tem que recusar a solicitação através do link que o ML disponibilizou no e-mail.

      Excluir
  45. ele disse pra mim qualificar ele como positivo entre parte e devolve o dinheiro mais foi isto que pensei como eu vo coloca positivo pra ele i depois ele recebe o dinherio ai ja era ou ele recebe la e devolve pra mim

    ResponderExcluir
  46. lpdec com essa reversao aew que o ML me mando sera q ele fez algum acordo com o mercado pago eu concretizo ele como positivo ele devolve o dinheiro...., mais o seguinte eu posso recusar essa solicitacao ou colocar novamente como neutral e falar pra ele primeiro o dinheiro no MP depois eu mudo ta certo issu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ML está te enviando este e-mail devido ao fato de o vendedor ter informado que já resolveu com vc a pendência. Espertinho ele né? Tem que recusar essa solicitação no link contido no e-mail, caso contrário o dinheiro é liberado.

      Excluir
  47. Olá estou com uma dúvida, fiz uma compra no mercado livre por transferencia bancaria(já faz 5 dias comprei na sexta dia 31/08) só que até agora a mesma não foi debitada e na pagina do produto, em baixo de comprar esta escrito: "Estamos processando o pagamento desta compra.
    Avisaremos por e-mail quando for creditado."
    ainda não descontaram o dinheiro do produto na minha conta, se eu usar a opção "alterar forma de pagamento" e pagar por boleto o valor sera descontado 2 vezes? tipo o do boleto e o da transferencia(se ela for aprovada 1 dia ou mais após eu ter pago por boleto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RPG, o prazo para a identificação do pagamento via transferência bancária é de até dois dias. Uma sugestão que dou é que preenchas o formulário de contato no site do Mercado pago referente a problemas com pagamentos para esclarecer que está ocorrendo:

      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=frmContact&faqId=9502&categId=Pagos

      Excluir
    2. Tem outra página no MP que é justamente para saber quando será identificado o pagamento:
      https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.applications.mercadopago.AppMercadoPagoController?axn=cp_cantcredit

      Excluir
  48. Pessoal, por favor me ajudem. Minha dúvida aqui é como consumidora. Banquei a otária no Mercado Livre Comprei 2 aparelhos celulares no ML na quinta-feira dia 30/08 pra o vendedor me enviar por SEDEX no dia seguinte, por cartão de crédito. Ele só enviou na segunda-feira, quando entrei em contato por telefone me tratou super mal daí eu já solicitei a ele diversas vezes o cancelamento, me prontificando a pagar a comissão do anúncio e o mesmo se recusa. Pra terminar de fuder, hoje verifiquei o código de rastreamento e a encomenda até tinha chegado aqui na minha cidade, mas foi extraviado. Já abri a disputa, estou aguardando o cara responder a 2ª pergunta. De qualquer forma acabei de ligar pra ele, que me diz que não tem culpa de ter extraviado a encomenda, me prontifiquei mais uma vez a pagar a comissão dos aparelhos, ele me enviou um link do próprio Mercado Pago para que eu faça o pagamento, ou seja, o cara está me extorquindo e ainda me culpa pelo fato da compra ter esculhambado e diz que só cancelará após resposta dos Correios. Estou completamente traumatizada! Seguinte: será que tenho chance de reaver o meu dinheiro? Não quero mais manter essa compra!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flaviana, já que o produto foi enviado, quando o correio encontrar e enviar para sua casa, vc terá que recusar o recebimento. Neste caso, o produto é devolvido ao vendedor sem custos de envio para vc. O custo que o vendedor teve neste caso se refere ao envio. Fique atenta no e-mail, onde correm os prazos para justificação no MP. Não esquente a cabeça, o vendedor, no máximo só poderá qualificar como negativo, afinal tem gente de todo tipo no ML.

      Excluir
  49. Fiz essa compra dia 30/09 e só hoje eu qualifiquei como não concretizada e negativa. Será que vai cancelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa qualificação daria início a disputa que vc já iniciou conforme mensagem anterior. O cancelamento só se dará após devolvido o produto.

      Excluir
  50. nossa parceria eu qualifiquei ele como negativo i pedindo o dinheiro devolta i qui era golpe... da certo tb neh , mais o link ta la no email ainda so eu clicar em recusar que vai tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, não esqueça de confirmar a recusa, clicando no link e confirmando na página do Mercado Pago.

      Excluir
    2. lpdec eu fiz isto aew recusei ai abriu uma pagina do mercado livre pra escrever o motivo enviei, so nao sei onde eu confirmo isto aew q vc falo na na pagina do MP ?

      Excluir
    3. Se vc clicou no link para recusa, descreveu o motivo e enviou, era isso que precisava para confirmar.

      Excluir
    4. blz entao, valeu por ta ajudando aew lpdec abraço

      Excluir
  51. boa noite fiz uma compra no ml e aprovou tudo certinho porém agora aparece que o usuario não faz mais parte da comunidades, e agora como proceder para cancelar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o produto não aparece em sua lista de Compras no ML e no MP, para efetuar o cancelamento ou enviar uma reclamação?

      Excluir
  52. Olá, fiz uma compra no mercado livre, só que desisti, já contatei o vendedor que entendeu a minha parte, só que o valor está incluído no meu cartão de crédito e a compra está dando como não autorizada. Como pedir o estorno ao mercado livre?
    Quando ligo para aquele número 0800, eles dizem que o número do meu protocolo está errado..

    ResponderExcluir
  53. Olá, acho que o seu problema principal é com a operadora do cartão, pois se o valor já está incluído na fatura, como então pode constar como não autorizada? Após os trâmites do cancelamento, o estorno do valor pago é providenciado pelo mercado pago.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia, comprei um produto no ML, mas esqueci de ajustar a quantidade de parcelas, como desfazer isso?

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde amigo, peguei uma situação diferente, fiz uma transferencia pelo mercadopago pagando com cartão de credito, em seguida recebi uma mensagem da Visa que minha compra tinha sido aprovada porem no mercadopago aparecia como aguardando confirmação então recebi um e-mail a onde eu teria que ligar para o mercadopago e informar um codigo, fiz isso e a atendente disse que minha aprovação chegaria por e-mail, porem me chegou a informação que minha conta seria desativada permanentemente pois eu descumpri com as normas do mercadopago, e agora?, não tenho o produto e nem o dinheiro, e o mercado pago ja me descuntou noc artão de credito, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego Guedes ! Está acontecendo o mesmo comigo, realizei a compra, fiz o pagamento, logo em seguida recebi o email do mp, liguei e confirmei, ai constou no meu mp que o status da operação foi cancelado, e em seguida recebi o mesmo email de descumprimento. Agora o dinheiro foi debitado da minha conta e a operação ainda continua cancelada, desde ontem ! Se conseguir alguma resposta pra resolver isso, por favor entre em contato comigo, farei o mesmo.

      Excluir
  56. Fiz uma compra no mercado livre usando o mercado pago (parcelada no cartão de crédito) no dia 03/09. Entretanto, o vendedor me informou que o produto não estava disponível no estoque. Desde da data da compra ele está alegando que n recebeu o produto ainda.
    Eu quero cancelar a compra e usar o dinheiro para realizar outra compra no mercado livre.
    Como devo proceder?
    Se eu qualificar como negociação não-concretizada eu recebo automaticamente o meu dinheiro ou o vendedor precisa fazer o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, não é necessário que ele também faça o mesmo, mas haverá prazos para que o vendedor se manifeste sobre sua qualificação e isso pode levar dias. Depois de resolvido essa parte, o mercado pago precisa cancelar junto a operadora do cartão para que o crédito fique a disposição. O mais interessante seria entrar em acordo para ambos proceder da mesma forma, assim a devolução do dinheiro é mais rápida.

      Excluir
  57. Olá, Comprei um produto pelo Mercadopago, ainda não recebi e não se passaram os 21 dias, estou ciente que o prazo de entrega é de 40 dias e quero esperar pelo produto. Como devo proceder? Coloco como Neutro? Por q quanto tempo posso deixar nesta qualificação para pode esperar pelo produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mac-Laudo, as regras do mercado pago não são muito claras. Para vc ter uma idéia das contradições, nos termos e condições de uso do mercado pago consta o seguinte:
      "O Usuário Remetente (comprador) que não iniciar a reclamação dentro do prazos previstos (21 dias) assumirá integralmente o risco pelo repasse dos valores ao Usuário Destinatário relativos ao produto adquirido, isentando o MercadoPago e as empresas do Grupo MercadoLivre de qualquer responsabilidade neste sentido."

      Já na página de soluções de problemas/iniciar uma reclamação, consta o seguinte texto:
      O Mercado Pago realizará uma investigação para resolver o caso em favor de uma das partes.
      Como conseqüência:
      Será solicitado que o dinheiro seja devolvido à parte prejudicada.
      O usuário responsabilizado terá um ponto subtraído de sua reputação.
      Você só poderá iniciar uma Reclamação para as operações realizadas nos últimos 90 dias.

      O fato é que os produtos ficam na lista para reclamações por até 90 dias e até lá isso pode ser feito, mas o dinheiro já estará liberado para o vendedor. Neste caso, se for comprovado que o produto não chegou, o mercado pago retira o valor da conta do vendedor para ressarcir o prejuízo.

      Excluir
  58. olá paquei meu produto e a vendedora disse que não consta que foi ágo. paguei pelo boleto bancario como faço para pegar meu dinheiro de volta ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleidiane, primeiramente vc pode ir na página do mercado pago > contato > solucinar problemas > com meus pagamentos e informar o problema do pagamento, leva dois dias para ter uma resposta. Se isso não resolver, vc pode cancelar a compra no site do Mercado livre, dando como não concretizada e qualificando como "neutro". Solicite a vendedora que faça o mesmo. Dessa forma, o dinheiro terá que ser devolvido para sua conta gráfica do MP.

      Excluir
  59. Boa tarde, eu simulei um pagamento com minha conta no mercado pago, na verdade nao to sabendo como usar! e agora fica aparecendo (Pagamentos 2 Pendentes), como faço pra tirar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, acho que o que vc fez foi clicar duas vezes em "comprar" em algum produto do mercado livre, pois não há página de simulação de pagamento no MP. Se for isso, o caminho é cancelar as compras pela sua conta do mercado livre seguindo este caminho: meu cadastro > minhas compras > minhas compras. Nesta página aparecerá a lista de produtos que vc comprou, ao lado de cada um tem um símbolo que ao passar o mouse aparece a opção "qualificar". Clique neste símbolo e abrirá uma página onde vc poderá fazer o cancelamento, dando a negociação como não concretizada e qualificando como neutro. Faça isso para cada produto, mas primeiramente entre em contato com o vendedor para justificar esse cancelamento, pois ele deverá proceder da mesma forma.

      Excluir
  60. Bom dia, efetuei uma compra no mercadolivre e estou com um problema enorme. Entrei no site do mercadopago e estava q minha compra estava em analise (efetuei via cartão de crédito e dividi em 3 vezes), isso foi numa sexta. Na segunda-feira meu pagamento ainda estava em analise e eu entrei no site do mercadopago e cliquei em "Pagar usando outra forma" e digitei d novo o numero do meu cartao. Minha compra foi para Pendente e marcava como se nao tivesse efetuado pagamento. Aguardei mais um período e cliquei para efetuar o pagamento mais uma vez e meu produto continuou como Pendente (tudo isso no mercadopago). No dia seguinte, estava como pendente e constava como se eu nao tivesse efetuado pagamento, tentei mais uma vez e falou que eu nao tinha mais saldo no meu cartão, fiquei preocupado e liguei na operadora. Fui informado pela operadora que foi descontado o valor 3 vezes no meu cartão e ainda estava com pedente no site do mercadopago. No meu e-mail só recebi e-mail falando q eu tinha efetuado a compra e q a compra ainda precisava d pagamento, recebi 3 e-mails do tipo. Liguei na loja e pra eles também não consta nenhum dos pagamentos e nem que produto eu comprei. Como devo proceder com a situação? obs: Tentei entrar em contato com o mercadopago e fui informado que consta apenas 1 débito e que ainda estava em analise e q eu tinha q esperar 4 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, o jeito é vc enviar para o mercado pago os comprovantes dos pagamentos extras realizados. Se não der certo, é apelar para o PROCON.

      Excluir
  61. Eu fiz uma compra no mercado livre no cartao de crédito, só que qdo fui fazer o pagamento dizia que "o pagamento não foi processado". Fiz isso mais vezes para ver se dava certo, e nada. Peguei até o cartão da minha irmã, abri uma conta no mercado livre com o nome dela (pois a vendedora informou que talvez o mercado pago não aceitasse o pagamento pq o cartão estava com nome diferente do meu), e nada.... na página do produto dizia que eu havia comprado, mas faltava efetuar o pagamento. Assim recebia também emails. então como não dava certo o pagamento, e não recebi nenhum email dizendo que o pagamento havia sido feito, resolvi pagar por boleto bancário. Até ali estava tudo tranquilo. Até que no outro dia minha irmão me ligou dizendo que havia sido descontados 2 vezes o mesmo valor no cartão dela. Aí sim não entendi mais nada. Se o pagamento não tinha sido processado, como pode descontar no cartão? Demoramos pra ligar nos meus 2 cartoes que tbm havia tentado comprar e descobri que em um cartão foi descontado 5 vezes e no outro mais 2 vezes. Já fui no procon e estou encaminhando os documentos... Confiava no mercado livre, mas depois dessa, pode esquecer.... Sem contar que é uma burocracia pra falar com o site, pois não tem telefone, endereço e nem email!!!
    Se não tivesse comprado com o cartão de minha irmã, iria saber do ocorrido só quando chegasse os boletos... Muito bom mercadolivre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, mercado livre tem suas vantagens, como variedade e preços baixo, mas quando algo dá errado é um problema. Eu percebi que o que causou todo este transtorno a você foi a forma como colocaram a informação. Afinal o que quer dizer "seu pagamento não foi processado"? Fica uma frase sem sentido claro. Pode-se entender que não foi aprovado, que foi interrompido, que está esperando aprovação, etc. E o pior é que não aprendem, vão continuar com a mesma frase dúbia. O mercado pago é campeão em expressões sem sentido claro, por isso tantas pessoas procurando ajuda em blogs. Sds.

      Excluir
  62. estou com mesmo problema, meu email é samuel.rf@hotmail.com entrem em contato comigo para trocarmos sugestões e achar alguma maneira de resolver.
    eu ja fiz uma reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br/ OBRIGADO

    ResponderExcluir
  63. Oi, boa tarde! Fiz uma compra no ML, parcelei em 12x no cartão, realizei a compra dia 23/09, mas logo percebi que se tratava de uma fraude, pois o telefone informado não existia e o vendedor não me respondeu nenhum e-mail, portanto irei dar a compra como NÃO CONCRETIZADA. O que estou achando estranho é: Olhei minha proxima fatura do cartão e já consta a primeira parcela sendo debitada, extranho é que ainda não autorizei pelo mercado pago a liberação do dinheiro, como isto funciona? Pagarei a primeira parcela (minha fatura do cartão vence dia 10/10) e depois me vão me estornar? O procedimento é somente dar a compra como não concretizada? Você poderia me ajudar, já tentei achar telefone de Mercado Livre, Mercado Pago e nada, o site não dá nenhum apoio, nem SAC tem.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui Silva, o dinheiro das parcelas vão para o mercado pago. O vendedor só iria receber em uma única parcela o valor anunciado do produto para pagamento a vista, caso você liberasse o pagamento. Como você deu a compra como não concretizada, terá que aguardar a manifestação do vendedor. Se este fizer o mesmo que vc, dando a compra como não concretizada, o processo é mais rápido. Se ele não se manifestar, só será resolvido após cinco dias, quando por omissão da contraparte o mercado pago irá dar ganho da causa a vc e procederá o cancelamento junto a operadora do cartão, devolvendo os créditos.

      Excluir
  64. Lpedc, obrigado pela ajuda! Quando passar os cinco dias que a contraparte tem como direito de resposta, já terei pago minha fatura do cartão, portanto a primeira parcela. Vc sabe o que acontece? Como vou reaver esta primeira parcela?
    Onrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa primeira parcela já descontada vai ser creditada ou na sua conta gráfica do Mercado pago ou estornada em sua fatura no próximo mês.

      Excluir
  65. Fiz uma tentativa de compra no mercado livre, porem ela deu como nao realizada mas no cartao de credito ela foi descontada do meu limite, a moça do mercado livre falou que isso aconteceu por que ela fica como fundo de reserva e dentro de um prazo de des dias ela sera cancelada e esse fundo de reserva voltara para o meu limite ja que a compra nao foi concretizada.Sera se isso acontecera mesmo pois no0 mercado livre a compra esta como cancelada e eles nao debitaram valor nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, o procedimento é esse mesmo. Com o cancelamento da compra o crédito volta para vc. Mas é preciso aguardar os prazos.

      Excluir
  66. estou no mesmo jogo igual a muitos aqui...comprei um produto pelo mercado pago pelo cartao de credito...liguei para agencia do meu banco e ele falaram para mim comunicar com o mercado pago,mandei um email,pedi o cancelamento só que esta falando para mim aguarda a contraparte e esperar 5 dias...se a contra parte nao responder o que eu faço para cancelar?sera cancelado automaticamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, após vc dar como não concretizada, correrá o prazo de cinco dias para uma resposta da contraparte e se não responder perderá a questão por omissão e a compra é cancelada automaticamente.

      Excluir
  67. oLÁ, meu irmão fez 3 compras no mercado livre, pelo mercado pago, emitiu os boletos e pagou porem qr desistir da compra, como proceder? Ele já pagou os boletos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela,o processo de cancelamento é o mesmo que descrevi na postagem, dando a negociação como não concretizada em cada item, qualificando como neutro. Não esqueçam de contactar os vendedores para explicar a situação para que a desistência seja de comum acordo e não corra risco de ter reputação negativada.

      o item 7.1 das obrigações do comprador diz o seguinte:
      "O Usuário comprador, após manifestar interesse na compra de um item anunciado, através das ferramentas do site, obriga-se a contatar o Usuário vendedor e efetivar a transação, salvo se a negociação for proibida por lei ou por estes Termos e Condições Gerais e anexos, ou na hipótese de os Usuários vendedor e comprador desistirem do negócio de comum acordo."

      Excluir
  68. Lpedc, fiz todo o procedimento para cancelar o pagamento atraves do mercado livre e tambem mercado pago, já se passaram os cinco dias que o vendedor tem direito de se manifestar (era até dia 29/09/12) porém entro no mercado pago e consta minha reclamaçao, fala que tenho que esperar ate dia 29/09 (ja passou) e mais nada, não deixa eu solicitar mediador, não fala que vou ser estornado, etc. Como devo proceder? O que faço?

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, fiz a compra dividida em 3x no cartão de credito, o MP me enviou um email pedindo uma informação adicional e apos isso bloqueou minha conta, e o pagamento ficou pra revisar, e com status cancelado, no caso não foi aprovado por eles, mais fui atras da operadora do meu cartão, e consta como pagamento aprovado, e via vim na minha fatura, eu entro em contato com o MP mais não tenho sucesso, eles não me respondem e não desbloqueiam minha conta, o que devo fazer para esse pagamento não vim na minha fatura?

    ResponderExcluir
  70. Olá Lpedec! Meu namorado comprou um macbook no dia 18 de setembro e hoje chegou o pacote, mas ao invés do macbook, tinha uma caixa de cremogema! Estamos bem preocupados, pois o valor é bem alto! Ele já qualificou como negativo, e parece que leva 5 dias para contato do vendedor. E se o vendedor não entrar em contato?? O ML se responsabiliza por algo? E após negativar a compra o dinheiro realmente é devolvido?? Estamos muito preocupados mesmo!!! Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, se o vendedor não se manifestar, será considerada apenas a sua versão para o caso. Mas se ele enviar ao MP um comprovante de envio, que ele certamente tem, ainda que não comprove que seja de um Macbook, aí o MP irá enviar para o seu e-mail uma mensagem solicitado mais informações. Por isso é importante ficarem atentos no e-mail. Se vc perceber descaso do vendedor, seria interessante inclusive o registro de um boletim de ocorrência. Após finalizado o processo, se comprovada a fralde, o dinheiro realmente é devolvido através da su conta no MP.

      Excluir
  71. Olá
    Fiz uma venda e coloquei o cep, o numero da rua e o da casa errado.
    Uma pessoa comprou pelo boleto e entrou em contato comigo e eu não recebi dinheiro nenhum. Agora ela quer o dinheiro de volta o que pode ser feito?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, não ficou claro que dados errados são esses. Se forem os seus, tudo bem, basta cancelar a venda dando a negociação como não concretizada, solicitando ao comprador que faça o mesmo. Vc não recebeu o dinheiro porque só seria liberado pelo MP após a liberação do comprador, caso ele recebesse o produto e desse a compra como concretizada.

      Excluir
  72. Mas o não da mas pra mim qualificar o comprador diz que os dias expiraram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o jeito é ir no portal de soluções de problemas do MP e informar o problema.

      Excluir
    2. Obrigado consegui resolver o problema

      Excluir
    3. Bia, agradeço pelo feedback, são raros por aqui.

      Excluir
  73. Olá!
    Se puder me ajudar agradeço!

    Eu fiz uma compra no mercado livre de um celular, a dois meses atrás, pelo mercado pago.
    Mas o vendedor sumiu, era desonesto. Então eu cancelei a compra pelo mercado livre,e o qualifiquei como negativo. E após um tempo cancelei também pelo mercado pago. Depois tentei cancelar pela operadora do cartão, mas eles insistem em mandar a fatura, e ainda dizem que não foi cancelada a compra o que eu faço agora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, você já verificou se o valor da compra não foi creditado em sua conta do MP? Caso isso não tenha ocorrido, a alternativa é entrar em contato com o Mercado pago através do portal soluções de problemas.

      Excluir
  74. Fiz uma compra via mercado pago por cartao de credito,mas o vendedor não enviou o produto no prazo.Ai cancelei e o negativei,o vendedor pediu desculpas e cancelou tbm !!recebi um e-mail do mercado pago dizendo q minha compra foi cancelada junto a instituição financeira ( a compra foi a vista) mas ainda está aparecendo o valor na minha fatura,embora ainda não esteja fechada...e agora ???demora uns dias para tirar o valor da fatura ?já foi uns 3 dias !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xanderlain, entre em contato com sua operadora para saber se já foi confirmado o cancelamento. Caso não tenha, entre em contato com o MP através do portal soluções de problemas.

      Excluir
  75. Enviei o produto a um comprador e ele disse que não era o produto que ele queria, me qualificou como neutro, pedi a ele que mudasse a qualificação e ele mudou para positivo, mas o mercado pago não disponibilizou o dinheiro...o que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninhasv, entre em contato no portal de soluções do MP, na opção "solucionar problemas > com minhas vendas".

      Excluir
  76. BOM DIA;
    NO MEU CASO EU FUI ENGANADO PELO VENDEDOR E POR ENQUANTO PELO MERCADO PAGO E MERCADO LIVRE, POIS EFETUEI UMA COMPRA PELO MP, NÃO RECEBI O PRODUTO, NÃO TENHO RESPOSTA DO MP NEM DO VENDEDOR.O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  77. Marcia Maria, você já iniciou a reclamação no mercapo pago, através do portal "soluções de problemas" ou deu a negociação como não concretizada e qualificou como neutro ou negativo no Mercado Livre? se já fez, quanto tempo faz? Pois o MP tem prazos de cinco dias para respostas da contraparte.

    ResponderExcluir
  78. Boa Tarde, tenho que aceitar de volta um produto e devolver o dinheiro se a compra foi feita a mais de sessenta dias? Motivo da devolução: não consegue montar. Mandei vários arquivos, vídeo, já me coloquei no skype ao vivo pra ajudar, enfim....Sou obrigada aceitar a devolução? Obrigada. Luzia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legalmente falando, o comprador tem o prazo de sete dias para desistir da compra. Também há um prazo de garantia legal, mas somente se houver um defeito de fabricação, o que não acho que seja o seu caso.

      O artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor nos seguintes termos:
      "O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
      I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis;
      II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis".

      Excluir
  79. olá...ha 20 dia atras fiz uma compra no ML com cartão de credito,recebi uma mensagem q eu teria q ligar para um 0800 para confirmar alguns dados...ok...eu liguei...mas em seguida chegou outra mensagem avisando q a minha compra tinha sido cancelada(não sei pq)..aguardei os 3 dias para qualificar a compra como não concretizada,o vendedor fez o mesmo(até aí tdo ok)...soh q até hj não recebi o estorno do cartão...liguei pra central do cartão e eles me falaram q a compra está como pendente,sendo assim eles não poderiam fazer nada,que eu teria q entrar em contato com o estabelicimento que eu fiz a compra,soh q não consigo entrar em contato de jeito nenhum com o MP,e ainda eles bloquearam minha conta...e agora...oq terei q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moriel, o primeiro passo seria acessar a página de contato do MP e clicar em "solucionar problemas", depois em "com minha conta", por fim clique em "minha conta está restrita". Após preencher os campos com seus dados, o MP irá enviar e-mail para regularizar a conta.

      Excluir
  80. eu cancelei uma compra no cartão de credito e o vendedor me informou com que O MEU DINHEIRO TINHA SIDO DEVOLVIDO SO QUE FUI FAZER UMA COMPRA NO CARTÃO E ME DISSERAM QUE ESSE VALOR NÃO ESTAVA DISPONIVEL. QUANTO TEMPO DEMORA PARA MEU CARTÃO TER O LIMITE DE 168 QUE GASTEI NO MERCADO LIVRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, na realidade não é o vendedor que devolve o dinheiro, ele apenas comunica a não concretização do negócio. O MP é que procede o cancelamento junto a operadora do cartão, que por sua vez devolve o crédito a vc. O prazo varia de operadora a operadora.

      Excluir
  81. Olá, fiz uma compra no ML e paguei em 12x no c artão de crédio, porém o status da operação estava como recusado, refiiza compra e paguei, fiz todo o prodimento e novamente foi recusado. Tentei por uma terceira vez e mostrava que o saldo do meu cartão era insuficiente. Liguei pra central de atendimento do meu cartão e ele me disseram que s duas compras foram aprovadas e foram debitadas do saldo do meu cartão. Mandei um email para o contraporte pedindo pra ele cancelar as duas compras, depois encontrei este site e vi sobre como cancelar a compra, fui em uma e marquei como não concretizada e neutra, porém a outra não tinha mais essa opção. Lembrando que, a minha conta no mercado pago consta como bloqueada e sempre que eu tento responder um questionário que eles poem, me redirecionam para a pagina principal. Por favor, me ajude eu não quero sair prejudicada, estou vendo muitas situações como essa, mas ninguém apresenta um solução. Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  82. Beatriz, entre na página de contato do MP e depois clique em solucionar problemas e depois em "com minha conta", por fim clique em "minha conta está restrita".

    ResponderExcluir
  83. Olá, fiz um compra ontem em um site http://www.jdinkjet.com.br, o qual o usa o mercado pago como meio da transação. Comprei, e confirmei o pagamento via cartão com a confirmação dos meus dados. No site do mercado pago o pagamento está como aprovado, mas no site da compra está como "aguardando aprovação do mercado pago". Seguinte, quero desistir da compra, mandei um email para o site informando os motivos e pedindo o cancelamento da compra e que eles avisassem ao mercado pago. Minha duvida é a seguinte: Fiz certo de manda um email para o site? Preciso ligar para a administradora do meu cartão pra confirmar o cancelamento? Obrigado pela atenção. Fernando de Lucena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, os termos e condições do MP diz o seguinte:
      "para as transações não decorrentes de negociações na plataforma www.mercadolivre.com.br o Usuário Remetente terá até 14 (quatorze) dias contados da data da compra para abrir uma Reclamação e com isso bloquear os valores na Conta gráfica do Usuário Destinatário."

      Ou seja, até catorze dias após a compra é possível bloquear o pagamento através do site do MP. Mas se o próprio site que vc fez a compra comunicar o cancelamento ao MP, melhor ainda.

      O contato com a operadora só se faz necessário se houver demora na comunicação do cancelamento pelo MP.

      Excluir
  84. Bom Dia,

    Fiz uma compra no ML e o que aconteceu foi que minha conta apareceu como bloqueada, liguei para o 0800 e digitei meu cod de pagamento, só que caiu a linha e depois quando retornei constava que esse numero estava errado e assim nao consigui desbloquear. Como era a primeira vez que tentei comprar pelo mercadopago, cancelei a compra, porém já consta na minha fatura o débito do valor do produto.
    O que deve fazer?
    Desde já obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, não consegui entender o que vc quis dizer com "minha conta foi bloqueada". Se foi bloqueada a conta do ML, como conseguiu cancelar a compra? Mas se a conta do ML está bloqueada, o primeiro passo é recuperar a conta, através do portal soluções de problemas do MP, pois assim terás acesso a lista de compras e efetuar o cancelamento, como descrito na postagem. Se vc já efetuou o cancelamento da compra, o melhor é verificar junto a operadora do cartão se o MP já efetuou o cancelamento do pagamento.

      Excluir
  85. NO MEU CASO EU FUI ENGANADO PELO VENDEDOR E POR ENQUANTO PELO MERCADO PAGO E MERCADO LIVRE, POIS EFETUEI UMA COMPRA PELO MP, NÃO RECEBI O PRODUTO, NÃO TENHO RESPOSTA DO MP NEM DO VENDEDOR.O QUE EU FAÇO? eu ja fiz uma reclamação e o mp intermediou ai pois o pedido para revisar e agora depois de uns dia me falaram que eu teria que resolver com a parte, sendo que essa parte não responde a nada e eles não querem devolver meu dinheiro, como devo proceder?

    ResponderExcluir
  86. Respostas
    1. Rafael, a intermediação serve justamento para intervir quando não há um acordo entre as partes. Então como pode o MP dizer agora que vc tem que resolver com a parte? Durante a intermediação, o vendedor apresentou ao MP algum comprovante de envio do produto? Nunca vi um desfecho assim na intermediação. No seu caso, o jeito é apelar para outras instâncias, como o PROCON ou Juizado especial.

      Excluir
    2. Ele nunca respondeu a nada, disseram pra mim que a mediação foi favoravel a mim, mas tambem disseram que eu teria que falar com o vendedor pra receber o dinheiro, acho que eles estão querendo ficar é com o dinheiro, pois a pessoa que vendeu sumiu e nunk me respondeu nada e nem ao mercado pago, seu cadastro no ML foi ate desativado.

      Excluir
  87. Olá efetuei a compra de um VOLANTE G27 no mercado livre por meio de BOLETo BANCÁRIO no dia 07/11 as 22:40 no dia 08/11 o MERCADO LIVRE aprovou a conta, o vendedor me disse para mandar os dados que me enviaria assim que confirmado, mas nesse mesmo dia 08/11 as 23:50 o MERCADO LIVRE me mandou um e-mail dizendo que não era pra eu avançar na negociação porque estariam usando a conta desse vendedor indevidamente inclusive ele foi bloqueado no ML, tentei entrar novamente em contato com o vendedor, e ele me respondeu dizendo que foi atacado por hackers e usaram a conta dele. Como devo proceder? Já abri uma reclamação no MERCADO PAGO e estou esperando os 3 dias para dar a compra como não concretizada. Em quanto tempo é possivel que eu receba meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, Se a conta foi hackeada, certamente foi o hacker que te respondeu ao e-mail. Como vc mesma disse, somente após três dias é possível efetuar o cancelamento. Depois disso, comprovada a fralde na conta do usuário, o MP envia o valor do boleto para a sua conta gráfica do Mercado pago. Quando ocorreu isto comigo, decorreram sete dias desde a qualificação até a devolução do dinheiro.

      Excluir
  88. Bom dia! Realizei uma compra no mercado livre com a forma de pagamento mercadopago Nº 447968509 Status: Recusada - A administradora de seu cartão de crédito cancelou o pagamento deste produto.

    Solicitaram: Contate o seu cartão de crédito Visa e informe que precisa autorizar um pagamento de R$161,50 ao MercadoPago. O número está na parte de trás do seu cartão de crédito.

    Entao eu entrei em contato com a operadora do cartao e informaram o pagamento de 3 compras no valor de 161,45.

    Gostaria de saber como eu faço o estorno?
    Gostaria tambem de cancelar a compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton, esse sistema de pagamento do MP é uma piada. O estorno do valor referente ao pagamento se dará após o cancelamento da compra no Mercado Livre, conforme descrito acima. Quanto aos pagamentos extras, é importante ir na central de soluções de problemas do MP e informar o ocorrido.

      Excluir
  89. Amigo, minha situação: vendi um produto no Mercado Livre, minha cliente pagou no Mercado Pago, usando cartão de crédito e a cobrança aparece duas vezes na administradora do cartão. Eu quero enviar o produto, mas para mim aparece pagamento RECUSADO. Tanto eu quanto ela somos prejudicados. Enviei um mensagem na central de clientes, depois de uma luta para achar (direto pelo google). Nunca vi um central tão escondida. Bem, voltando ao negócio, estou muito chateada, preocupada e eu ainda indiquei a cliente que era um sistema simples e seguro! Qual é o caminho certo para meu caso? Quero ajudar a cliente a não pagar 2 vezes e também quero vender meu produto. Agradeço qualquer luz, estou tonta de tanto ler desaforos deste mercado pago - livre com seus usuários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, pelo que entendi vc não teve a confirmação do pagamento e portanto não foi notificada pelo mercado pago a enviar o produto. Nesse caso, o melhor a fazer é comunicar a contraparte sobre a situação e aguardar que a situação se resolva no MP. Depois de confirmado pelo menos um pagamento, aí sim seria prudente o envio da mercadoria. Quanto o pagamento extra, é de responsabilidade do MP resolver o problema, pois é o sistema de cobrança deles que possibilita esse problema.

      Excluir
  90. Olá. No dia 7/11/12 fiz uma compra no valor de R$3.401,21 no Mercado Livre e optei em pagar pelo Mercado Pago. Mas quando fui pagar apareceu a mensagem:Contate o seu cartão de crédito Visa e informe que precisa autorizar um pagamento de R$3.401,21 ao MercadoPago. O número está na parte de trás do seu cartão de crédito. Liguei,tudo bem. Entrei na minha conta do MP e em ações pedindo pra refazer o pagamento,refiz e apareceu a mesma mensagem. Liguei novamente e o cartão de credito me informa que já debitaram 2 vezes a mesma compra.Na minha conta do MP aparece no status da operação como cancelada e em ações aparece para refazer pagamento novamente. Me comuniquei com o vendedor e ele recebeu emails do ML dizendo que 1 foi recusada e a outra cancelada. O vendedor me falou pra esperar que eles cancelarão uma e liberarão a outra. Mas, E agora? Como faço pra cancelar as duas compras? Ou espero o MP resolver esse problema? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dj Korossy, esse sistema de cobrança do MP já vem há tempos vem causando transtornos a usuários. De qualquer forma, mesmo que o MP já esteja solucionando o problema, é prudente que vc entre em contato através do site do MP > CONTATO > SOLUÇÕES DE PROBLEMAS > COM MEUS PAGAMENTOS > MEU PAGAMENTO CANCELADO DEVOLVIDO. Esclareça toda a situação e eles darão uma resposta em dois dias.

      Excluir
  91. Boa noite, fiz um arremate no mercado livre e venci, só que depois encontrei o produto mais barato numa loja e cancelei, agora a vendedora está me ameaçando colocar na justiça porque o mercado livre gerou taxa para ela pagar, e ela quer que eu pague.
    Devo pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, em caso de desistência da compra, o vendedor poderá solicitar o estorno das tarifas de venda do produto. Para isso basta dar a negociação como não concretizada. Essa história de tarifas é pura chantagem, todo consumidor tem o direito de desistir de uma compra on line até sete dias após o recebimento do produto, e no seu caso vc nem recebeu ainda.

      O regulamento do mercado livre ainda diz o seguinte:
      "Arremate
      Se o vencedor de uma negociação, por algum motivo, não concretizar a compra, você poderá oferecer a Segunda chance a outro comprador que tenha participado do arremate, pelo preço máximo que havia ofertado.
      Em Meu cadastro > Minhas vendas > Segunda chances, você verá os arremates em que poderá realizar esta ação, sendo:
      Negociações de um só produto.
      Negociações que tenham recebido mais de uma oferta.
      Negociações que tenham sido qualificadas como 'Não concretizada'.
      Durante 15 dias, a partir da data de finalização do Arremate.
      O comprador receberá um e-mail oferecendo o produto, e terá um prazo de 5 dias para aceitá-lo.
      Caso aceite, esta será identificada como uma nova negociação, em que ambos terão que se qualificar, e serão cobradas as tarifas devidas:
      Tarifa de Anúncio.
      Tarifa de Venda sobre o preço ofertado por esse comprador.
      Se o comprador não aceitar ou se terminar o prazo de 5 dias, o vendedor poderá oferecer novamente o produto a outro comprador."

      Portanto, não procede o que a vendedora está falando.

      Excluir
  92. Caso eu compre no Mercado Livre através do Mercado Pago e minha transação não for aprovada por ausência de limite no cartão de crédito eu tenho chance de inserir outro cartão e refazer o pagamento do produto? Se sim qual é o prazo máximo pra eu tomar esta atitude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, caso não seja aprovado poderá mudar o meio de pagamento. Mas é importante confirmar junto a operadora que o pagamento foi realmente recusado, pois já houve vários casos de pagamento em duplicidade.

      Excluir
  93. amigo fiz uma compra via mercadopago ai o vendedor teve um problema com a conta e o mesmo me devovel o dinheiro ai o mercadopago me enviou um e-meil dizendo que os valores teriam sido cancelado no meu cartao de credito e logo abaixo isso voce poderar confirmar o cancelamento no prazo aproximado de 15 dias. Gostaria de saber se posso fazer outra compra com meu cartao via mercadopago dos mesmos valores antes dos 15 dias previsto do mercadopago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, a partir do momento que vc recupere o crédito junto a operadora do cartão já poderá utilizar em outra compra. Entre em contato com sua operadora para confirmar o cancelamento.

      Excluir
  94. Olá amigo, fiz uma compra em que resolvi cancelar (pagamento já aprovado pelo mercadopago), cancelei por conta do produto ser diferente do prometido, falei com o vendedor para que nem me enviasse, hj fiquei sabendo também que o anuncio foi cancelado. Dei como não concretizada a negociação (neutra), o problema é que o mercadolivre não avisa sobre o cancelamento e vc fica a ver navios, sem saber pra onde vai seu dinheiro. A compra nem aparece mais na minha lista de ofertas, como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o dinheiro não aparecer em sua conta gráfica ou não retornar o crédito em seu cartão, o jeito é entrar em contato através do portal SOLUÇÕES DE PROBLEMAS do MP e explicar todo o ocorrido.

      Excluir
  95. Olá, fiz uma compra no ML de um produto achando que era original (o anúncio usava o nome da marca e tudo mais, onde você entendia que era original) mas era réplica. Um amigo me alertou que poderia ser réplica, daí entrei em contato com o vendedor, este me confirmou que era réplica, ele me pediu para confirmar que queria cancelar o pedido. Foi o que eu fiz, tudo isso antes dele enviar. O pagamento tinha sido feito com cartão de crédito através do MP e aprovado, mas ele enviou mesmo depois de eu confirmar o cancelamento. E agora, como proceder?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, o jeito mais econômico é vc recusar o recebimento do produto. Dessa forma o produto retornará ao remetente sem custos de envio. Mas antes entre em contato com o vendedor para buscar um acordo com relação ao custo do envio que ele teve e também para que ele proceda o cancelamento como vc já fez.

      Excluir
  96. ola amigo ja recorri a tudo e estou pensando em ir na delegacia ,primeiro fiz uma compra de um celular no valor de 280 com o frete ,o vendedor me enviou um e-mail informando que iria enviar o produto pela manhã assim que eu finalizasse a compra ,então mandei um e-mail informando que não iria finalizar até ele enviar o produto como é normalmente feito diariamente no mercado pago ,sendo que para infelicidade
    minha no outro dia quando olhei meu mercado livre ,a compra tinha sido aprovada e o vendedor nem cadastro no mercado livre tinha mais toda vez que clico no celular que comprei para abrir a página da erro informando que o vendedor retirou o produto.já fiz a reclamação para o mercado livre e eles ficam esperando a resposta do vendedor mais claro que ele nem responde ,e o que estou mais indiginado é que não finalizei a compra e que já está vindo cobrando no meu cartão .como devo proceder ,por favor me ajude por que estou passando por isso pela primeira vez e o mercado livre não creditou nada para mim como crédito no mercado pago.
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  97. Olá amigo, tudo bom?

    Fiz uma compra parcelada, porém o status está como "recusada" sendo que ao ligar para a administradora do cartão me disseram que o dinheiro foi debitado.
    O procedimento é o mesmo (neutro - não concretizada)? Em até quantos dias terei o valor de volta? É possível mostrar ao ML que o valor foi debitado sem a fatura, que só chega mês que vem?

    Obrigado
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demetrius, no portal de contatos do site do MP tem um link para solucionar problemas com pagamentos. Essa seria uma alternativa antes de cancelar a compra.

      Excluir
    2. Olá Lpdec, tudo bom?
      Obrigado por responder.

      Com medo desses prazos desconhecidos acabei cancelando a compra (neutro - não concretizada), mas ainda não recebi a qualificação de volta.
      Em vez disso, recebi um email de solicitação de mudança de qualificação que logo em seguida foi tratado pelo vendedor como "um pedido feito erroneamente pelo ML" e dizendo que não era necessário respondê-lo, porém junto de um pedido desses vem a seguinte frase: "Você tem 5 dias para confirmar a sua decisão. Se não confirmá-la, poderemos inativar a sua qualificação". O que isso quer dizer exatamente? Gostaria de entender um pouco melhor essa situação.

      O dinheiro está com o MP? O vendedor pode ficar com o dinheiro mesmo que o pagamento tenha sido dado como recusado? O que acontece se o vendedor não me qualificar ou der a compra como concretizada?

      Obrigado
      Um abraço

      Excluir
    3. Demétrius, isto quer dizer que o vendedor contestou a sua qualificação e solicitou uma revisão. É necessário a confirmação pois do contrário estarás concordando com a versão do vendedor e a qualificação será revertida a favor do mesmo. Se der como concretizada e vc não, o MP solicitará que ele envie comprovantes de envio, etc.

      Excluir
    4. Muito obrigado, Lpdec. Me ajudou bastante!

      Excluir
  98. Olá, fiz uma compra no mercado livre e paguei com cartão de crédito, porém esquecí de fazer o parcelamento da compra e ficou integral, a operação foi a provada, queria saber como faço para estornar esta compra e fazer o pagamento novamente sendo desta vez parcelada. Liguei para a operadora do cartão e me disseram que eles não podem fazer nada quem pode cancelar esta compra é somente o mercado pago, e agora o que fazer?

    ResponderExcluir
  99. Olá, sou vendedor e gostaria de saber como proceder quando o comprador qualifica positivo já com o produto em mãos e depois abre disputa?? Fiz uma venda, enviei o produto via sedex, tudo transcorreu perfeitamente, o comprador me qualificou positivamente nas duas compras que fez no dia seguinte o mesmo entrou em contato comigo informando que teve um problema pessoal com o cartão da avó dele e se poderia devolver o produto, concordei em receber a devolução desde que ele pagasse as taxas e frete, o comprador em primeiro momento concordou, mas no dia seguinte abriu disputa alegando que produto era falso, o produto foi entregue com todas as qualificaçoes necessárias e expecificações que estava no anuncio, não foi entregue nada que não estivesse no anuncio. Quero saber o seguinte, se o comprador não me retornar o produto, pois o mesmo ficou de devolver e ainda não enviou, o Mercado pago devolve o dinheiro que está em disputa sem ele me devolver meu produto?? Como devo proceder??

    ResponderExcluir
  100. Olá fiz uma compra e cancelei,e continuou vindo no cartao a compra pra pagar, dfepois fiz outra anntes de vim a nota ..quero canccelar os dois...

    ResponderExcluir
  101. Ola, fiz uma compra no mercado livre no dia 30/10/12, só que no dia o site não dava continuidade na compra. Então resolvi fazer pelo mercado pago a compra e parcelei em 12X, ao chegar a fatura dia 30/11/12, verifiquei que houve duplicidade na compra, com o valor a vista do produto e o outro parcelado.
    Como devo proceder?

    Att,

    Silmara

    ResponderExcluir
  102. Fiz uma compra no mercado livre e descontaram rapidamente em minha conta mais o MP não me mando o e-mail de confirmação do pagamento e já tem mais de 24h o que faço ?

    ResponderExcluir
  103. olá usei o mercado pago (boleto bancario) para um produto que usarei em uma viagem, mas pelo o que tenho acompanhado via correios o produto vai chegar bem depois da mesma, ou seja, torna-se desinteressante. Nessas condições consigo pegar o dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
  104. Simone Moraes.Olá, fiz uma compra no mercado livre e paguei com cartão de crédito, porém esquecí de fazer o parcelamento da compra e ficou integral, a operação foi a provada, queria saber como faço para estornar esta compra e fazer o pagamento novamente sendo desta vez parcelada. Liguei para a operadora do cartão e me disseram que eles não podem fazer nada quem pode cancelar esta compra é somente o mercado pago, e agora o que fazer?Cheguei a ligar para o vendendor o mesmo disse que iria mandar um email de cancelamento da compra,de fato ele me mandou um email autorizando a compra.

    ResponderExcluir
  105. Olá! Estou pretendendo realizar uma compra pelo Mercado Livre, mas tenho algumas dúvidas quanto a utilização do Mercado Pago como meio de pagamento. Pesquisando, encontrei esse Tutorial e gostaria muito de um esclarecimento de quem entende, se puder ajudar ficarei muito grato!
    É o seguinte, para compras com pagamento à vista, através de boleto bancário, ao escolher essa forma de pagamento, depois de clicar em comprar, o valor do boleto já entra automaticamente na minha conta do Mercado Pago?
    Existe alguma diferença de ao invés de fazer esse procedimento mencionado anteriormente durante a compra, eu antes acessar a minha conta do Mercado Pago, pedir para Adicionar Dinheiro a Minha Conta e pagar o boleto que vai ser gerado? Aí neste caso, ficaria com saldo em minha conta do Mercado Pago, certo. Então no momento da compra existe alguma opção que permita fazer o pagamento utilizando esse saldo disponível do Mercado Pago?
    Agora vem a principal questão, com pagamentos à vista, como nesse casos, é possível realmente bloqueá-lo, caso o produto não chegue, de modo que o vendedor não receba o dinheiro e eu possa, nessa situação, transferir o dinheiro da minha conta Mercado Pago para uma conta bancária minha?

    Agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  106. Olá, fiz uma compra no mercado livre pagando por do MP via boleto. O produto chegou, mas ao utilizá-lo, o mesmo estava com defeito. Eu e o vendedor concordamos com a devolução do produto e cancelamento do negócio.Eu o qualifiquei "não concretizada" e "neutro". O vendedor qualificou concretizada e positivo. O ML mandou e-mail solicitando aguardar até o dia 19/01/2013 pela manifestação do vendedor. Após esse prazo, o valor pago será devolvido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galmeida, o vendedor deveria ter dado a negociação como não concretizada também. Como vc fez isso e ele não, o MP iniciou uma disputa, notificando para que ele se manifeste sobre sua qualificação. Fique atento no seu e-mail para não perder prazos de manifestação. O valor só será devolvido após a decisão favorável mediante comprovação da devolução do produto.

      Excluir
    2. O vendedor não se manifestou no prazo de 5 dias e abri nova reclamação. Segundo e-mail do ML, tenho que aguardar a resposta do vendedor até 25/01/2013. Caso o vendedor não responda novamente, aí então é que posso solicitar mediação do ML para resolver. Já pedi ao vendedor para mudar a qualificação para não-concretizada e neutro, mas ele ainda não mudou. Se ele mudar, o MP devolve o dinheiro?

      Excluir
  107. O vendedor não se manifestou no prazo de 5 dias e abri nova reclamação. Segundo e-mail do ML, tenho que aguardar a resposta do vendedor até 25/01/2013. Caso o vendedor não responda novamente, aí então é que posso solicitar mediação do ML para resolver. Já pedi ao vendedor para mudar a qualificação para não-concretizada e neutro, mas ele ainda não mudou. Se ele mudar, o MP devolve o dinheiro?

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...