Receita - Pão Francês Caseiro crocante

   
Receita de  pão francês  caseiro delicioso e crocante para o café da manhã: 
Conhecido por diversos nomes em diferentes cidades do Brasil, como cacetinho (Rio Grande do Sul), pão careca (Pará), média, filão, pão jacó (Sergipe), pão de sal, ou pão carioquinha (Ceará), Pão de trigo (Florianópolis, SC)

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 Sache (10gramas) de melhorador de farinhas.
1 xícara de água gelada
1 e ½ xícaras de água morna
30 g de fermento biológico ( fresco ou seco instantâneo)
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo vegetal

Modo de preparo:
Peneire a farinha já  com  o melhorador,  o sal e o açúcar. Coloque em uma vazilha funda. Dissolva o fermento em água morna, acrescente o óleo e adicione a mistura de farinha. Misture, amassando bem. Coloque aos poucos a água gelada amassando bem a massa para que  fique bem macia e elástica. Transfira a massa para um plano de trabalho e sove por cerca de 10 minutos. Se possível, utilize uma batedeira com o gancho para massas. Isso irá facilitar o trabalho. Coloque a massa novamente na tigela e cubra. Deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em cerca de 20 porções e dê a elas a forma alongada do pão francês. Arrume os pães em uma ou duas assadeiras. Cubra com um pano e deixe a massa dobrar de volume, em torno de 1 hora. Aqueça o forno a 220 graus. Com a ajuda de uma lâmina de um estilete, faça um corte raso em cada pãozinho no sentido do comprimento. Leve ao forno. Prepare um borrifador com água filtrada. Assim que os pães começarem a dourar, abra rapidamente o forno e borrife um pouco de água sobre os pães. Feche novamente o forno e termine de assar os pãezinhos. 

8 comentários:

  1. Vou experimentar!
    Já experimentei a fazer tantas receitas destes pães maravilhosos... mas nunca saiu pão crocante... vamos lá ver se é desta.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tentando chegar ao tao sonhado pão francês a algum tempo...mas ainda não foi desta vês,meu pão ficou achatado e com uma casca muito grossa e dura,ficou crocante ...mas muito grossa e nada de craquejar,sabe aquela casquinha toda craquejadinha e fina? Pois é não fica assim, o que faço? Onde estou errando?

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer essa receita e os meus pães ficaram achatados e com a casca um pouco dura...longe de ser crocante...até dá prá comer e o sabor é bom, mas não é o que eu esperava

    OBS.: segui a receita à risca

    ResponderExcluir
  4. já realizei essa receita do carioquinha, mais não obtive exito; que farei para conseguir deixar cricante?

    ResponderExcluir
  5. Fiz e ficou bom, apesar de não ficar com a massa tão branquinha quanto o da padaria.

    ResponderExcluir
  6. esse pao nao deve ser muito facil de fazer nao todo mundo,se queixou,deu errado

    ResponderExcluir
  7. O segredo para deixar o pão como o da padaria é cilindrar a massa e isso é que é difícil de fazer em casa.

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa importante é deixar o pão esfriar fora do forno para a casquinha ficar crocante.

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...