Arquivo .THM - O que é?

.THM é uma extensão de arquivos temporários gerados por máquinas e câmeras digitais. Estes arquivos geralmente acompanham o seu respectivo arquivo de vídeo. São arquivos de arquivo de thumbnail ( pré-visualização ). Ele é responsável para vc assistir o vídeo na própria câmera. Quando  abrir  a pasta contendo seus arquivos observe que há o mesmo número de arquivos THM e de vídeo (No formato em que sua máquina grava). THM não é o video e pode ser removido após a transferência dos vídeos  para o computador sem problemas.

Para excluir estes arquivos em série basta acesar a pasta  onde estão  através do computardor clicar no lado direito do mouse, depois em "organizar ícones" > "Tipo" e "organizar em grupos". Todos os arquivos thm serão agrupados num único lote, bastando selecioná-los e excluir todos de uma só vez.

2 comentários:

  1. Amigo, boa tarde.

    Arquivos .THM não são aquivos sem utilidade, na verdade, quando vc grava um vídeo da câmera digital ele sempre grava em 2 formatos.
    O primeiro é o vídeo em si, geralmente .mov ou outra extensão de vídeo.
    O segundo .THM é o arquivo de thumbnail ( pré-visualização ). Ele é responsável para vc assistir o vídeo na própria câmera.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Acabo de descobrir que esse arquivo tem outra utilidade além das citadas.
    Como sabemos, arquivos mpg não posuem metadados. Então, além da miniatura, a camera guarda todas as informações nesse arquivo .THM.

    Essas informações podem ser lidas por programas de gerenciamento de fotos.

    Caso real:
    Fiz alguns vídeos e descarreguei da camera uns 20 dias depois. A data do arquivo ficou a de quando eu descarreguei. Assim o Lighroom interpretou erradamente a data - com um erro de 20 dias.

    Coloquei o .THM - que eu ainda não tinha apagado - na mesma pasta do vídeo e mandei sincronizar de novo. A data e hora ficou certinha.

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...